União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia

Lourinhã

A história da Lourinhã começa muito antes de haver história. As suas primeiras estórias datam de há muitos milhões de anos atrás e tornaram-na centro de uma das áreas mais ricas de fósseis de dinossauros do Jurássico Superior em todo o mundo, o que lhe valeu o título de “Capital dos Dinossauros”. Mas o melhor é recuar ao Jurássico para ter a história completa. Depois da extinção dos dinossauros, com uma situação privilegiada junto ao mar, clima ameno, atravessada por um rio, navegável até provavelmente inícios do séc. XX, a Lourinhã era rica em florestas, caça e terrenos férteis. Um habitat perfeito, como nos comprovam os vestígios da presença humana desde sempre: do Paleolítico, passando pelo Mesolítico, Neolítico e Calcolítico. De facto, com o decorrer dos milénios, passaram por aqui muitos povos, além Romanos, Bárbaros, Vizigodos e Árabes, até à época da Reconquista, altura em que foi conquistada por D. Afonso Henriques.

Doada a D. Jordão, um dos cruzados franceses que ajudaram na reconquista de Lisboa, para a povoar, a Lourinhã de 1160, data do primeiro foral da Lourinhã, até 1863 foi um senhorio, entregue aos sucessivos Donatários da Lourinhã.

Atalaia

O topónimo "Atalaia" deriva do árabe "at-talaiya", significando "torre de vigia", que pode referir-se a uma construção ou a um local elevado que permitia uma boa vigilância.

Embora de instituição bastante recente, o povoamento do território da Freguesia pode considerar-se remoto. A Proximidade de Lourinhã, com os seus vestígios pré-históricos, serve-lhe de prova, assim como o seu topónimo, que parece indicar a existência de alguma atalaia dos lusitanos, ou seja, um posto de vigia que assegurava o sistema de defesa das suas populações; porém se esta construção existiu, já dela não restam vestígios, levantando-se por isso a questão acerca do topónimo que, como foi referido anteriormente, poderia ter sido apenas um ponto de vigia, num local elevado.

Presidente da União de Freguesias: Pedro Margarido

Largo D. Lourenço Vicente, n.º 1

2530 - 126 Lourinhã

Fax: 261423350

Email: geral@lourinhaatalaia.pt; rhumanos@lourinhaatalaia.ptsecretaria@lourinhaatalaia.pt; presidente@lourinhaatalaia.pt

Horário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00 (aberto à hora de almoço).