Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

União de Freguesias de Miragaia e Marteleira

Miragaia

A Freguesia de Miragaia é também conhecida pela designação de S. Lourenço de A-dos-Francos, ou simplesmente como S. Lourenço dos Francos.

É um povoamento disperso, herdeiro dum passado rural caracterizado pela exploração de terras, por casais de agricultores dispersos pelo termo da vila de Lourinhã.

Foram precisamente os casais dos lugares de Miragaia, Marteleira, Joaria, Ribeira de Palheiros, Papagovas, Vale de Lobos e outros mais dispersos, quem tomou a iniciativa de solicitar a criação duma paróquia, no ano de 1555. Até ai pertenciam à de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, que ficava longe.

O arcebispo de Lisboa criou então a paróquia de S. Lourenço dos Francos, assim chamada por ter sido escolhida por Matriz, a arruinada Igreja do Convento de S. Lourenço dos Francos, que fora dos frades Agostinhos e estava abandonado.

Este Mosteiro de S. Lourenço, teria sido fundado no séc. IX, mais ou menos no tempo em que se terá fundado o Convento de Penafirme e outros na região da Estremadura. Situar-­se-ia junto a um povoado denominado Monardo dos Francos e à margem duma ribeira. Entre 1394 e 1396 foi prior neste Convento, S. Gonçalo de Lagos. Veio a ser oficialmente extinto em 1555.

Quanto à referência à povoação de Monardo, há notícias de que, nas imediações da Igreja de S. Lourenço, foram encontrados vestígios de residências, talvez romanas, bem como de uma conduta de abastecimento de água.

Para a constituição da paróquia tiveram de reconstruir a igreja, dando-lhe a feição típica da arquitectura do renascimento rural estremenho. Tem um belo silhar de azulejos, tipo tapete, a revestir o baptistério (séc. XVII) e boas imagens em pedra policromada do séc. XVIII.O templo foi reconstruído de novo em 1687 e a capela-mor foi-lhe acrescentada em 1737. Curiosamente, nas obras então efectuadas, foram incorporadas na parede exterior da cabeceira, duas lápides romanas, votivas, que testemunham de certa forma, a romanização da região.

Marteleira

Marteleira é um nome de origem romana, conforme refere Frei João de Santo Estêvão em "Crónica do Mosteiro de S. Lourenço dos Francos: "Esta povoação chamou-se antigamente de Marticolaria, que vale o mesmo que lugar onde se venera Marte, compondo-se este nome de Marte ou Mars, nome de um deus que os gentios adoram por deus da guerra e do nome do Alto, que quer dizer honrar; assim, é o nome do sítio onde se honra o deus Marte". Diz a lenda que por aqui existiu a cidade romana de Monardo, fundada pelo célebre Aníbal. Mais tarde, e continuamos a seguir a tradição popular, aqui se fixaram os francos de D. Jordão, daí o nome de S. Lourenço dos Francos que mais tarde a Freguesia de Miragaia recebeu.

A ser verdade a tese explanada por Frei João de Santo Estêvão, como parece que é, o povoamento de Marteleira remontará à época romana, ou até a um período anterior. Aqui terá existido, muito possivelmente, um templo pagão consagrado àquele deus, mas dele não resta qualquer vestígio.

 
Presidente da União de Freguesias: Edgar Santos

Miragaia 
Rua do Clube, N.º 2 
2530-410 Miragaia 
Tel: 261419274

Marteleira
Rua 1º de Janeiro, nº 42530 - 353 MarteleiraTel: 261423158Email: geral@miragaiamarteleira.ptHorário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.