Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Freguesia de Moita dos Ferreiros

A localidade de Moita dos Ferreiros é antiquíssima, tal como consta no livro de registos da Torre do Tombo. Existem indícios que a sua formação remonta ao início do séc. XII, podendo-se tomar como exemplo a Lenda da Aparição de Nossa Senhora, em Misericórdia, lugar desta Freguesia no ano de 1182.

D. Manuel conferiu, em 10 de Março de 1514 o foral a Moita dos Ferreiros, que passou a ser capital de um concelho com o mesmo nome, tendo comarca. Posteriormente foi integrada na comarca de Torres Vedras, Alenquer, Óbidos e desde 6 de Novembro de 1852, transitou para o concelho da Lourinhã, juntamente com três outras freguesias (Moledo, S. Bartolomeu dos Galegos e Reguengo Grande)

A Freguesia de Moita dos Ferreiros é composta por diversos lugares, tais como: Cantarola, Casal Dos Pinheirinhos, Casal Vale da Eira, Montes Claros, Casal da Misericórdia, Casal Mulato, Casal Moutela, Casal Entrevão, Casal Torneiro, Casal da Lapa, Casal da Mata, Casal Novo, Casal Campina, Casal da Várzea, Casal da Seixosa, Casal Moinho, Quinta do Bom Sucesso, Casal da Boavista, Casal Caniçal, Casal da Genoveva e Pinhoa.

O nome de Moita ou Mouta, como antigamente se grafava, quer dizer mata ou floresta o que demonstra que todo o território, nos primeiros tempos de nacionalidade, se encontava em estado bravio.

Uma toponímia que de imediato nos aponta para a forma como o território foi povoada no período subsequente à fundação da Nacionalidade. Os casais eram pequenas explorações agrícolas "alugadas", por assim dizer, pela coroa ou pelas grandes instituições nobiliárquicas e clericais. Os caseiros fixavam-se assim em determinado local, cultivavam a sua terra e pagavam a sua renda anual ao seu senhorio. O objectivo era claro, o desenvolvimento e povoamento de um País que ainda estava ameaçado pela sua jovem idade e pelos ataques vindos do exterior.

 

Presidente da Junta de Freguesia: Maria do Rosário Bento

Rua 13 de Maio, nº 12530 - 449 Moita dos FerreirosTel: 261459484Fax: 261458117Email: geral@jf-moitaferreiros.ptpresidencia@jf-moitaferreiros.pt

Horário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.