Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Junta de Freguesia de Ribamar

Ribamar é uma das mais antigas ”localidades“ ao nível do povoamento, pois, apesar de pouco se saber sobre a sua origem, pensa-se que remonte ao séc. XVI, uma vez que em 1527, no reinado de D. João III foi efetuado um censo da população do reino, e Ribamar já contava com cerca de 12 habitantes.

A origem do seu nome “Ribamar”, poderá de certa forma estar relacionado com o facto de se situar junto às arribas do mar. O mar e a pesca vão entrar nos pergaminhos da sua história. Não foram apenas os homens que se sentiram atraídos pelo esplendor da terra e do mar, há muitas dezenas de milhões de anos, já os dinossauros acharam motivos para aí habitar. Talvez a Praia de Porto Dinheiro tenha sido uma estação pré-histórica, como comprovam os fósseis, dessa espécie, encontrados pelas comunidades de arqueólogos, na orla costeira, desde 1988, preservados como memória do período Jurássico, no Museu da Lourinhã.

Dizem os mais velhos que os piratas gritavam do mar:- “ arriba, arriba, arriba do mar…”

Muitas são as lendas que se vão contando de geração em geração, entre mouros e piratas, que terão povoado as suas terras (lenda da Cova da Moura).

Durante grande parte da sua existência, Ribamar foi uma povoação de agricultores, que praticava a agricultura de subsistência, à semelhança de todo o Concelho da Lourinhã.

Vizinha do mar, que tanto influenciou a sua vida quotidiana, dele tirou partido, muitas vezes, como alternativa à agricultura, dedicando-se à pesca na zona costeira, em pequenas embarcações, desde as armações aos barcos a remos, em meados do séc. XIX.

Podiam desfrutar de duas fontes de subsistência: terras férteis e mar. Numa gestão “territorial e familiar” de atividades, aproveitavam os recursos naturais, nomeadamente as grandes quantidades de árvores para a construção naval e um excelente local para porto de pesca (Porto Dinheiro, então designado por Porto Direito).

A população nasceu numa das zonas mais baixa de Ribamar, denominada por Lugar Velho, pois era um local recôndito, a pouca distância da costa e onde dificilmente piratas e assaltantes avistariam as suas casas.

No séc. XIX, com a lei que obriga o município a aforar os baldios, quer para a agricultura, quer para a construção urbana, Ribamar assiste à sua primeira explosão habitacional e demográfica. Surgiram então novos aglomerados populacionais com novas moradias, nas proximidades da estrada principal que atravessa a localidade, que vai delinear a estrutura em torno da qual o espaço urbanizado se irá expandir.

Presidente da Junta de Freguesia: Mauro Antunes

Avenida 25 de Abril, nº 252530 - 627 RibamarTel: 261461298Fax: 261 461584Email: Executivo - presidente@jf-ribamar.pt          Assembleia de Freguesia - assembleia@jf-ribamar.pt          Contabilidade - freguesia@jf-ribamar.pt          Secretaria - secretaria@jf-ribamar.pt 

Horário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.