Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo

Junta de Freguesia de Santa Bárbara

Composta por três lugares de grande importância sócio-económica, Marquiteira, Ventosa e Pregança, a Freguesia de Santa Bárbara integra, também, uma série de outros pequenos lugares, como Casais de Porto Dinheiro, Barrocas, Fonte Lima, Pia de Mestre, Santa Bárbara, Casal Vale Jameira, Casais do Araújo e Casal Vale da Cruz.

Alguns dos nomes das localidades acima referidos, e que constituem hoje a Freguesia, vêm citados já em documentos do séc. XVI, facto que prova a antiguidade do seu povoamento.

Segundo o Cadastro da População do Reino, de 1527, ou simplesmente numeramento de D. João III, a Freguesia de Santa Bárbara teria perto de 90 habitantes: quinze em Pregança, dezoito em Ventosa e Fonte Lima, vinte e quatro em Marquiteira, doze em Alqueidão, doze em Atalaia, e apenas seis em Porto Dinheiro. Este era o lugar menos povoado da actual Freguesia.

O nome da Freguesia demonstra o forte sentimento de religiosidade da população que decidiu consagrar a sua terra à santa. É um culto muito antigo, facto que está relacionado com a antiguidade desta instituição paroquial.

Foi nesta Freguesia que decorreu em parte a célebre batalha do Vimeiro, durante a terceira Invasão Francesa a Portugal. A luta decorreu entre a as tropas de Junot e as de Wellesley, num vasto terreno que compreendia as encostas de Ventosa e os Casais de Fonte de Lima e que ia até ao rio Alcabrichel, no Vimeiro.

 

Presidente da Junta de Freguesia: Pedro Miguel da Silva Antunes
 
Rua Padre António Marcelino, nº 8
Marquiteira
2530 - 746 Santa Bárbara LNH
Tel: 261461006
Fax: 261461571
Web: www.jf-santabarbara.pt
Email: geral@jf-santabarbara.pt
 
Horário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.