Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Município da Lourinhã assinala o Dia Internacional dos Museus
Cultura

Município da Lourinhã assinala o Dia Internacional dos Museus

18 maio, 2023

No dia 20 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, o município da Lourinhã dinamiza atividades em dois espaços museológicos do concelho: Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar” e Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV).

Pelas 15 horas, no Espaço Museológico “Olhar o Mar”, tem lugar a iniciativa “Biodiversidade, conservação e…polvos”, uma atividade que inclui conversa, diversas atividades e partilha de experiências. A iniciativa é realizada em parceria com o MARE-Politécnico de Leiria (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e financiada pelo SEB (Sociedade para a Biologia Experimental), enquadrando-se também na Semana sobre as Espécies Invasoras e na XIV Quinzena Gastronómica do Polvo. Esta última iniciativa é promovida pelo município da Lourinhã e decorre entre 17 e 31 de maio.

No dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o MARE-Politécnico de Leiria realiza sessões de divulgação científica no Espaço Museológico “Olhar o Mar” destinadas às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Ribamar. Com o nome “Cientistas: por que fazemos experiências? inclui atividades como jogos e pequenas experiências. Estas sessões versam os temas da biologia experimental, biodiversidade, alterações globais, biotecnologia azul e espécies invasoras.

No Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, tem lugar, pelas 21 horas do dia 20 de maio, a iniciativa “CIBV à Noite”. Esta compreende uma visita guiada ao espaço e uma performance musical intitulada “A Música e a Paz”. Neste recital, o visitante é conduzido numa viagem pela história da música ao longo dos milénios e apresentam-se temas de Bach, Vivaldi, Christoph Gluck e Saverio Mercadante. “CIBV à Noite” integra-se no âmbito da Noite Europeia dos Museus e enquadra-se ainda na Agenda Cultural do CIBV “Educar para a Paz”.

Sobre os Espaços Museológicos:

O Espaço Museológico “Olhar o Mar” e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro são dois espaços museológicos do município da Lourinhã. O primeiro é um espaço que alberga a coleção de Estêvão Henriques composta por objetos de orientação e comunicação no mar, bem como utensílios ligados à pesca tradicional. Este espaço visa preservar e divulgar a história de Ribamar e das suas gentes, bem como património histórico, cultural e etnográfico sobre a temática da pesca e dos pescadores, das técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar.

O CIBV é um espaço que se dedica ao estudo, investigação, preservação e divulgação do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro. Enquanto guardião da memória da batalha travada a 21 de agosto de 1808, o CIBV marca a diferença pelo seu enquadramento, visto que foi estrategicamente construído com uma vista privilegiada para o campo onde se travaram os principais combates da batalha. Outro elemento diferenciador é a sua coleção constituída por armamento, fardamento, documentação da época e peças arqueológicas únicas.