Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Europacolon lança Portal dedicado a Cuidadores Informais: ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’
Saúde

Europacolon lança Portal dedicado a Cuidadores Informais: ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’

23 maio, 2023

A Europacolon Portugal lança o Portal ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’, para pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas. A 1ª sessão de apoio realiza-se no dia 29 de maio, sob o tema “Como lidar com a minha incerteza no dia-a-dia?”. Inscreva-se, aqui

Ser Cuidador é uma atividade importante, desafiante e emocionalmente desgastante. Em 2020, foi realizado um inquérito junto de 1.800 Cuidadores Informais em Portugal e avaliadas as suas necessidades sentidas e não resolvidas.

Os resultados demonstraram o seguinte:

👉90,5% dos Cuidadores Informais gostava de ter mais tempo para si próprio

👉64,6% dos Cuidadores Informais considera que necessita de apoio social

👉51,4% dos Cuidadores Informais presta apoio aos pais

👉43,2% tem falta de preparação para o desempenho da sua atividade como Cuidador

Tendo por base estas dificuldades encontradas, urge capacitar os Cuidadores Informais! Neste sentido, a Europacolon Portugal lança um novo portal online para prestar aconselhamento e apoio a pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas.

Com tanta informação disponível é, por vezes, difícil saber por onde começar. No Portal Connect reunimos uma lista de Recursos Úteis e Perguntas Frequentes, para que possa aceder facilmente a informação relevante, tudo num só local. Aqui os cuidadores encontram uma verdadeira comunidade, onde é possível conhecer pessoas que passam por uma experiência semelhante”, explana Vítor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.

------

1ª Sessão:

29 Maio, às 16h00

A nossa vida é feita de incertezas. Tomei a decisão certa? Escolhi a altura mais indicada? Optei pelo melhor caminho?

O contexto de ser cuidador informal é uma destas situações: a imprevisibilidade que o caracteriza conduz a sentimentos agravados de incerteza relativamente a diversas e diferentes dimensões da nossa vida.

A Sessão será facilitada pelo Dr. André Louro, Psicólogo Clínico, e terá a duração de 1h00, com 15 minutos para perguntas e respostas. Realiza-se através de videochamada, na Plataforma Zoom.