
Lourinhã assinala Dia Mundial do Ambiente com prémios, plantação de árvores e pinturas de murais
O município da Lourinhã assinalou o Dia Mundial do Ambiente com diversas ações, nas quais participaram alunos de escolas do concelho.
O dia começou com a plantação de trinta e quatro árvores e arbustos, de nove espécies autóctones diferentes e de duas árvores de fruto, ação que se enquadrou no Orçamento Participativo da Lourinhã, concretamente no projeto Área de Desporto e Lazer de Reguengo Grande, o mais votado da 3ª edição.
No âmbito das celebrações da efeméride e do projeto “O Mar Começa Aqui”, alunos da Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira encontram-se a pintar uma sargeta no Paço, junto à Associação e outra em São Bartolomeu dos Galegos, junto à escola, assim como os alunos da EB 2,3 Dr. João das Regras e da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, cuja pintura está a ser feita em recinto Escolar.
Está ainda a decorrer o projeto Muros Com Vida, do Programa Eco-Escolas, com a pintura do muro do Parque de Campismo da Praia da Areia Branca, também pelos alunos da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado
Por fim, foram entregues os prémios do Programa Ecovalor, dos concursos inter-escolas Associações/IPSS, numa cerimónia que decorreu no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na presença da vereadora Carla Custódio, do vereador João Serra e de representante do Programa Ecovalor. Na sessão estiveram ainda representadas as vinte e uma escolas e as quatro instituições que participaram da recolha de resíduos e que envolveram um total de 3702 alunos e utentes, que reuniram 61692,25 quilos de metal e plástico, 100057,09 quilos de papel e cartão e 60658,50 quilos de vidro.
Mais informações podem ser consultadas no site municipal, em www.cm-lourinha.pt