Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Campanha Arqueológica de São Lourenço dos Francos superou largamente as expetativas
Cultura

Campanha Arqueológica de São Lourenço dos Francos superou largamente as expetativas

13 setembro, 2023

O Projeto Plurianual de Arqueologia designado como “São Lourenço dos Francos: entre o mundo romano e a antiguidade tardia”, aprovado pela DGPC e promovido pelo município da Lourinhã com o apoio da União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, teve início em 2022 e procura, no essencial, colocar a descoberto indícios da antiga ocupação romana no território da Lourinhã.

A campanha deste ano conseguiu colocar a descoberto uma parte muito importante das estruturas (muros) do antigo habitat romano, o que indica a existência de habitação de época romana. Foram identificados diversos muros, provavelmente pertencentes a uma área rústica do sítio romano, isto é, uma área destinada aos processos agrícolas, possivelmente diversos compartimentos relacionados com os armazéns, uma área de lagar e ainda um compartimento com indícios de atividade antrópica relacionada com as lides da casa. Foi ainda exumado um fragmento de uma mó rotativa em rocha dura e diversos elementos da cultura material de época romana, bordos de ânfora, bicos de ânfora, potes, tigelas, taças.

Foram, até à data, recolhidos também artefactos cerâmicos e alguns metais e vidros indiscutivelmente de época romana, sobretudo cerâmica comum e algumas imitações de Terra Sigilata (cerâmica fina e cara da época romana). Foram também identificados indícios de processos de manufacturar de muros em aparelhos de junta seca (sem argamassa), mas com materiais romanos associados. Foi ainda encontrado um nível de derrube de um telhado com telhas romanas (imbrex).

Este projeto conta com a cooperação de voluntários de universidades portuguesas (Coimbra e Porto) e da Universidade de Pula (Croácia) e procura, no essencial, colocar a descoberto um património cultural e arqueológico riquíssimo nas terras da Lourinhã.

No ano de 2022 tiveram lugar as primeiras sondagens de avaliação arqueológica tendo sido encontradas uma quantidade importante de artefactos arqueológicos recolhidos e o estudo de duas lagaretas de época romana em calcário identificadas no local e raras em território ibérico.

O sítio arqueológico de São Lourenço dos Francos é, no essencial, um sítio complexo, dinâmico e ancestral. Trata-se de um local já referenciado em trabalhos e textos históricos, com uma carga simbólica bastante forte e com um conjunto de lendas associadas à ocupação pré-romana. É um sítio com fortes indícios de ocupação romana, facto atestado anteriormente por duas lápides romanas reutilizadas no exterior da capela-mor da igreja de São Lourenço, contígua ao sítio arqueológico.

Os dados arqueológicos recolhidos no âmbito do projeto arqueológico plurianual agora em decurso indiciam a existência de um antigo casal romano ou uma pequena vila romana.