
Município da Lourinhã e revista FOmE promovem novo evento cultural no Moledo
O município da Lourinhã, em parceria com a revista FOmE, irá promover, entre os dias 30 de setembro e 27 de outubro, o evento MOLEDO COM FOME, a decorrer de terça-feira a sábado, das 14h30 às 18h30, no edifício da antiga padaria da aldeia do Moledo.
Este edifício, agora devoluto, acolherá, durante todo o período do evento, uma exposição de Jorge Charrua, artista que, em 2020, também através de uma parceria entre ambas as entidades, deixou a sua marca na aldeia, com uma pintura mural com abordagem contemporânea, à imagem de Inês de Castro, trabalho que integra a Mostra de Arte Pública (MAP) do Moledo.
A inauguração de MOLEDO COM FOME ficará ainda marcada pelo concerto de Huesos del Niño, dia 30, às 22h, no Armazém do Jerónimo, um antigo armazém de fruta. Este é um projeto musical de Pedro Cunha, a solo, que se caracteriza por melodias harmoniosas, com influências do flamenco, acompanhadas de subtis efeitos de delay, que procuram conduzir o público numa viagem. A experiência será também acompanhada por uma projeção de videoarte, da autoria de Samir Noorali.
Este evento enquadra-se no conceito da MAP do Moledo, que aposta na descentralização da cultura, na democratização da arte, na visibilidade do criador e do artista emergente e na programação em espaço improvável.
Sobre Jorge Charrua:
O trabalho visual de Jorge Charrua caracteriza-se por um diálogo entre uma atmosfera saudosista e nostálgica, com temas da contemporaneidade, manifestando-se pelas iconografias e símbolos, como a cultura hip-hop, videojogos antigos ou a História da Arte – um limbo entre Vermeer e o Hip-Hop. O seu trabalho distingue-se por uma abundância de figuras humanas que não retratam objetivamente ninguém. As personagens das suas pinturas são congeladas na solidão e a representação da figura humana surge num jogo entre melancolia e afirmação, sob um fundo bidimensional composto por sinais gráficos.
Sobre a MAP do Moledo:
Moledo é uma aldeia situada na freguesia de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, concelho da Lourinhã, que se destaca por, através de movimentos de cidadãos e com o apoio das autarquias locais (união de freguesias e Câmara Municipal), congregar obras e atividades artísticas com diversas linguagens, reunindo um amplo espectro de artistas, bem como por colaborar e estabelecer parcerias com outros projetos e entidades de ensino artísticos, convidando-os a olhar Pedro e Inês, Moledo e o Mundo. A MAP- Mostra de Arte Pública de Moledo é resultado desse percurso, que se deseja vivo e continuo, e pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, mediante marcação, através dos números de telefone 261 096 148 | 936 284 422 ou dos e-mails moledo.acontece15@gmail.com |joao.leirao@cm-lourinha.pt.