
IV Jornadas da Educação da Lourinhã com público de toda a comunidade educativa
Com o mote Olhares, Sentidos e Partilhas, as IV Jornadas da Educação da Lourinhã decorreram entre os dias 08 e 15 de setembro e tiveram como principais intervenientes os docentes das escolas do concelho, que partilharam experiências e conhecimentos sobre as suas práticas pedagógicas. Contou-se igualmente com convidados externos, de forma a enriquecer as partilhas realizadas.
Estas jornadas ficaram marcadas por diferentes momentos formativos, que decorreram na AMAL e no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, nomeadamente conferências, uma ação de formação de curta duração (ACD), workshops e estudo de aula, palestras motivacionais e uma sessão dirigida, particularmente, aos encarregados de educação e famílias.
A sessão de abertura decorreu a 8 de setembro, com a participação do vereador José Tomé, responsável pelo pelouro da Educação, do diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Professor José Grachinha e de Pedro Florêncio, delegado regional da Educação – Lisboa e Vale do Tejo. Num dia dedicado à arte na educação, a manhã contou com uma sessão dedicada ao Programa Nacional das Artes, seguindo-se a partilha de duas experiências locais - “Arte para Tod@s” (Agrupamento de Escolas da Lourinhã) e “Uma Viagem pela arte no Jardim de Infância” (Silvina Jorge da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã) – com moderação da professora Ângela Fonseca (AEL). Já durante a tarde, decorreu o primeiro momento formativo para docentes, intitulado “O Poder Educativo das Artes e dos Patrimónios nos domínios de autonomia curricular”, por Dina Soares (coordenadora Intermunicipal do PNA), em colaboração com o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.
As sessões de dia 11 de Setembro, destinadas a docentes, foram dinamizadas por elementos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, com as seguintes temáticas: estudo de aula “Jyugyo Kenjyuu no pré-escolar e no 1.º CEB - coelhos, galinhas e conectores espaciais”; “Stop motion – Vamos animar as nossas ideias” e “Livro infinito – Um livro sem principio nem fim”.
As ações destinadas a assistentes operacionais, foram igualmente dinamizadas por docentes daquele agrupamento, com a seguinte temática: “ Estratégias/ferramentas de suporte à aprendizagem e inclusão”.
Este dia terminou com um momento de bem-estar e partilha entre a comunidade educativa, com uma caminhada intitulada de “Passo a passo com a Educação”, do Jardim da Nossa senhora dos Anjos até à praia do Areal, dinamizada pelo professor Carlos Fernandes (AEL), com o objetivo de incentivar os hábitos de vida saudável e explorar a região através dos diferentes percursos pedestres.
Dia 12 de Setembro retomou-se as intervenções teóricas subordinadas ao tema da inteligência artificial no contexto educativo. No primeiro momento, abordou-se as diferentes abordagens pedagógicas potenciadas pelo digital, por Marco Bento, seguindo-se as oportunidades e os desafios da utilização da inteligência emocional no contexto educativo, por Paula Ribeiro. Estas intervenções foram moderadas pela diretora técnica da valência de infância da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, Teresa Barradas. A sessão decorreu na Associação Musical e Artística Lourinhanense – AMAL. A manhã contou ainda com a apresentação de práticas implementadas nos Agrupamentos de Escolas da Lourinhã: “Práticas inclusivas no ensino secundário” e o “Clube de Ciência Viva em Miragaia”, tendo termminado com uma breve apresentação dos programas educativos do Aspiring Geoparque Oeste da Lourinhã.
A sessão de dia 13, “Trabalho em equipa e comunicação”, foi dinamizada pela Academia Pressley Ridge e destinada a assistentes operacionais
No último dia de JEL, 15 de setembro, dinamizou-se uma palestra motivacional, por Kátia Almeida, direcionada a todos os alunos do 10.º ano de escolaridade, no âmbito da transição de ciclo. Fez-se ainda a distribuição de 250 exemplares do recurso educativo “Chegámos ao 5º ano”, a todos os encarregados de educação dos alunos que integraram o 5º ano de escolaridade no concelho da Lourinhã, com o objetivo de proporcionar às famílias um guia prático sobre esta nova etapa das suas vidas, no decorrer das reuniões de acolhimento aos alunos. A sessão de encerramento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com 40 participantes que puderam assistir à reportagem da RTP “ Festa da Filosofia na Aldeia” um projeto educativo, promovido por um movimento de cidadãos do Moledo e apoiado pela autarquia. Foi ainda promovido o projeto de envolvimento parental “Bombeiros por 5 dias”, dinamizado pela Associação De Pais e Encarregados de Educação do AEL, em parceria com os Bombeiros Voluntários da Lourinhã e outras entidades do concelho, seguindo-se a intervenção “Como motivar os alunos para o sucesso escolar”, pelo professor Jorge Rio Cardoso, com o objetivo de inspirar os presentes a refletirem sobre o papel de todos e cada um no sucesso pessoal e escolar das crianças e jovens. O encerramento das JEL ficou a cargo do vereador José Tomé.