21 outubro | sábado

21H30 - CURTAS COMPETIÇÃO 45:45’

____FINE BY ME de Pedro Scansetti (BR)04:54’A paixão pelo mar e pelo surf já existe desde miúda. Nascida e criada em Lisboa, Da Chick vive com a cabeça virada para o Atlântico e no seu novo disco confessa esse seu amor pelo mar e a importância que esses momentos de equilíbrio dentro de água têm para a ajudar a fazer música com boa energia, balançando ao ritmo das marés. Mas este filme é muito mais do que um momento instrospectivo no meio do Oceano. É um agradecimento à cultura do surf com a qual tem crescido, rodeada de boas amigas e amigos, gente que olha para as ondas com a mesma sensibilidade, amor e espírito livre. Este filme é um mote a isso mesmo, à Liberdade! Liberdade de ser mulher e viver como bem quer, desde que por elas esteja tudo "fine".

Her passion for the sea and surfing has been with her since she was a child. Born and raised in Lisbon, Da Chick lives with her head turned towards the Atlantic and in her new album she confesses her love for the sea and the importance of those moments of balance in the water to help her make music with good energy, swaying to the rhythm of the tides. But this film is much more than an instrospective moment in the middle of the ocean. It's a thank you to the surf culture she grew up with, surrounded by good friends, people who look at the waves with the same sensitivity, love and free spirit. This movie is a motto for just that, for Freedom! Freedom to be a woman and live as she pleases, as long as everything is fine with them.

____JAZZMIN de Pedro Scansetti (BR)03:07’Nada melhor que uma prancha nova, melhor ainda quando essa é um modelo especial para você. Assim, Jasmim apresenta seu toco ao som contagioso de um “forrózinho” esperto. Esse é o jazz mais “forrozeiro” que vocês vão assistir. Aumenta o som e arrasta o pé!

There's nothing better than a new surfboard, even better when it's a special model for you. Jasmim presents his stump to the contagious sound of a clever little “forrózinho”. This is the most “forrozeiro” jazz you're ever going to see. Turn up the music and stomp your feet!

____FAMILY LOG de Pedro Scansetti (BR)12:21’Valmir (Pedro Scansetti) recebe um Log de herança, mas descobre que terá que dividi-lo com Valdomiro (Andy Nieblas) seu suposto irmão descoberto no inventário.Suspeitando que seja um golpe, Valmir apela para o programa de Reginaldo Brasil (Caio Teixeira) o "LOGS DE FAMÍLIA", o melhor programa para resolver tretas familiares. Mas o grande inesperado ainda está por vir e os "irmãos" terão muitas aventuras surfísticas pela frente."

Valmir (Pedro Scansetti) receives an Inheritance Log but discovers he will have to share it with Valdomiro (Andy Nieblas) , his supposed brother discovered in the inventory. Suspecting that it's a scam, Valmir appeals to Reginaldo Brasil's (Caio Teixeira) program "LOGS DE FAMÍLIA", the best program to solve family bullshit. But the big unexpected is yet to come and the "brothers" will have many surfing adventures ahead.

____WHAT CLIMATE CHANGE? de Axel Massin (FR)05:23’Johny, um surfista e pintor português, fala-nos da sua arte e da sua relação com a natureza. Ou será que não? Este mockumentary pretende recriar a sensação de desconforto com que nos deparamos hoje, quando começamos a perceber que as consequências das alterações climáticas já cá estão, ao mesmo tempo que queremos preservar os nossos modos de vida habituais. Duas realidades diferentes que lutam para coexistir nas nossas mentes. O contraste entre a história real do artista português Johny Vieira e a ilustração ficcional da sua vida pretende esbater as fronteiras entre a realidade atual e um futuro distópico.

Johny, a surfer and painter from Portugal, tells us about his art and his relationship to nature. Or does he? This mockumentary wants to recreate the feeling of discomfort we are facing today, when we start to realise that the consequences of climate change are already here, while wanting to preserve our usual ways of life. Two different realities that struggle coexisting in our minds. The contrast between the real story of Portuguese artist Johny Vieira and the fictional illustration of his life aims to blur the borders between the present reality and a dystopic future.

____#NÃO AO PAREDÃO de João Pedro Tiago (PT)15:00’Ao longo dos anos a praia de Matosinhos tem vindo a ser alterada.De que forma é que a ampliação do Porto de Leixões vai afetar aqueles que usufruem da praia e quais as implicações ambientais?

Over the years, Matosinhos beach has been altered.
How will the expansion of the Port of Leixões affect those who enjoy the beach and what are the environmental implications?

22H30 – Dj SET BAR