
O município da Lourinhã lança hoje o cartaz para a quadra natalícia, com uma programação pensada para todos os públicos, em parceria com a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, a Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL), a ACIRO- Associação Comercial e Industrial da Região Oeste e a Presépios Concelho Lourinhã.
Com início a 25 de novembro e término a 5 de janeiro, munícipes, visitantes e turistas poderão desfrutar, aos sábados, domingos e feriados, de atrações fixas, na Praça José Máximo da Costa, como a Casa do Pai Natal, a Casinha dos Doces e a Tenda de Natal, que acolherá o Mercadinho de Natal, com bancas de artesãos locais, e o Presépio.
Pela praça, circulará ainda o Comboio de Natal e, em toda a vila da Lourinhã, animações e arruadas, com destaque para os desfiles de Bombos, Elfos e diversas bandas.
As atrações serão complementadas, ao longo de todo o mês, por sessões de teatro, com as peças “O Capuchinho Vermelho”, “Um Conto de Natal”, “A Magia do Fundo do Mar”, “Visita ao Museu” e “Maré Alta, Maré Baixa”, música, com os concertos de Brani, da Orquestra Metropolitana de Lisboa e do Coro Municipal da Lourinhã, a sessão de Stand Up Comedy, “Excesso de Bagagem”, por Jel, uma sessão de malabarismo, por Tosta Mista o Malabarista, ateliers criativos, atividades de promoção do livro e da leitura, cinema, jogos e a 3ª Corrida São Silvestre Vitor Baptista, que acontece dia 8 de dezembro. As sessões decorrem, na sua maioria, na vila, mas também na freguesia de Ribamar, no Espaço Museológico Olhar o Mar.
O dia 25 contará com duas ações, concretamente, às 14h30, com Yoga entre Histórias, na Biblioteca Municipal da Lourinhã e, às 21h30, no auditório da AMAL, com o concerto de Búfalo Sentado. O “acender das luzes da natal” e a atuação de “Duendíssimas, decorrerão nos dois primeiros dias de dezembro, concretamente a 1 e 2 de dezembro, estando programado discurso de boas-vindas ao “Lourinhã Natal”, pelo presidente da Câmara Municipal, no início da Parada de Natal, dia 1 de dezembro, às 10 horas, na Praça José Máximo da Costa.
Durante a época festiva e por todo o concelho, as lojas de rua estarão em funcionamento, permitindo que munícipes e visitantes façam as suas compras no comércio local, naquele que é um dos mais importantes períodos para os empresários da Lourinhã, destacando-se o dia 16 de dezembro, quando o comércio da vila volta a funcionar em horário alargado, até às 23 horas.
Uma vez mais e também com o objetivo de dinamizar o comércio local, vai realizar-se o sorteio “Natal é no Comércio Tradicional” em que, por cada 15 euros de compras efetuadas nos estabelecimentos aderentes, no período entre 1 a 31 de dezembro, o cliente recebe uma senha de participação, habilitando-se a ganhar prémios, que serão sorteados a 8 de janeiro.
O Programa de Natal está acessível a partir de hoje, em formato digital, aqui e nas redes sociais do município da Lourinhã. Ao longo da próxima semana serão afixados cartazes em todas as freguesias e distribuídos folhetos à população.
Em 2023, o investimento financeiro aprovado pela autarquia para o “Lourinhã Natal” foi de 150 000 €, o que o torna a maior aposta cultural e de promoção do território do município, pelo período temporal em que se prolonga (entre novembro e janeiro) e pela gratuitidade ou preços reduzidos das diversas atividades, permitindo que o acesso à cultura seja garantia para todos, acima de tudo para a comunidade local, mas também para visitantes e turistas.
O município da Lourinhã agradece a todos os parceiros e aos comerciantes locais a colaboração na realização das várias atividades pensadas para esta quadra, na expectativa de que o natal de 2023 traga alegria e união a todas as famílias, resultando ainda no aumento do número de visitas à Lourinhã, fomentando a atividade económica do concelho, durante este período, com reflexos nos restantes meses do ano.