Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Município da Lourinhã mantém aposta na capacitação de crianças e jovens para a Saúde Mental
Educação

Município da Lourinhã mantém aposta na capacitação de crianças e jovens para a Saúde Mental

04 dezembro, 2023

Nos meses de setembro e novembro, na sequência de uma candidatura ao programa Cuida-te +, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o município da Lourinhã desenvolveu, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lourinhã (AEL), um conjunto de atividades direcionadas a alguns grupos de alunos da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira e da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado.

Assim, no dia 25 de setembro, foi dinamizada a Sessão de Educação para a Saúde pela Música “Entre Sons de Bem-Estar”, pela Sol sem Fronteiras, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que tem por missão a solidarização do mundo através da educação. Os destinatários foram duas turmas do 3º ciclo de escolaridade, junto das quais foi feito um trabalho de consciencialização sobre as implicações das adições e dependências mais frequentes, sem substâncias, como o jogo, a internet ou o uso do telemóvel, através da vivência de práticas preventivas, como a exploração de instrumentos musicais e a criação artística conjunta. No dia 14 de novembro, ainda com foco na área dos comportamentos aditivos, realizou-se uma sessão de Teatro- Debate, designada #Obsessão e dinamizada pela Baal 17 – Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo, que teve como público-alvo uma turma do 3º ciclo de escolaridade. Finalmente, na manhã de 17 de novembro, duas turmas do ensino secundário participaram de uma Ação de Sensibilização, Informação e Aconselhamento sobre Saúde Mental, promovida por uma equipa especializada do IPDJ.

Ainda no âmbito da promoção da saúde mental, o município  convida todos os munícipes a aceder ao Kit Básico de Saúde Mental, da Associação Manifestamente, uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental, empenhada em falar, inspirando as pessoas a falar sobre saúde mental; juntar, convocando não apenas técnicos de saúde mas toda a sociedade para a mesa de discussão sobre saúde mental; fazer, encontrando soluções criativas para melhorar a saúde mental de todos  encorajando outros a fazer o mesmo. Este kit reúne um conjunto de informações que tem como objetivo informar e apoiar os cidadãos na área da saúde mental, clarificando os conceitos, indicando estratégias e dando a conhecer os principais sinais de preocupação e alerta, assim como disponibilizar alguns recursos de apoio.

Como complemento, a autarquia produziu ainda o vídeo #Compreender #Escutar #Cuidar que, de forma resumida, aborda a saúde mental da criança e do adolescente e o papel do adulto neste domínio. Este vídeo foi disponibilizado a todos os encarregados de educação da rede escolar do concelho, no dia 10 de novembro, Dia Mundial da Saúde Mental, através da plataforma Siga, encontrando-se também acessível no canal de Youtube do município. Para além disso, a autarquia procedeu ao levantamento das respostas públicas e privadas existentes no concelho, assim como ao das linhas de apoio nacionais, compilação que se encontra disponível para consulta no Portal do Munícipe, em Guia de Recursos.

Por fim, o município da Lourinhã, enquanto agente dinamizador na promoção da saúde mental junto de toda a comunidade, considera que as crianças e adolescentes capacitados com competências protetoras da saúde mental, podem assumir, neste âmbito, um papel de potenciais mensageiros junto das suas famílias, razão pela qual tem apostado na promoção e disponibilização às escolas de ferramentas que o possibilitem.