Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres trouxe Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à Lourinhã
Município

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres trouxe Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à Lourinhã

25 novembro, 2020

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, veio hoje à Lourinhã para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em cerimónia realizada no quartel da GNR da Lourinhã.

Na sessão, restrita, tendo em conta os condicionamentos relacionados com a pandemia por Covid 19, foi feito pela Guarda Nacional Republicana um balanço dos casos de violência, ocorridos em 2019, bem como a resposta que esta força de segurança presta.

O Ministro da Administração Interna reforçou o esforço que está a ser feito para o combate à violência, como campanhas de informação, o reforço das condições nos quarteis, dando o exemplo que estes estão agora dotados de salas de apoio à vitima. Realçou o aumento de efetivos femininos, nos quadros da Guarda Nacional Republicana, o que considera, permite à pessoa vitima de violência, escolher o género, se masculino ou feminino, no seu atendimento, consoante o tipo de ocorrência.

No final da sua deslocação à Lourinhã, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, e pelo Comandante do Posto da GNR da Lourinhã, primeiro-sargento Luís Reis, o governante fez uma visita às instalações do quartel da GNR da Lourinhã, o qual possui uma sala de apoio à vitima.

Segundo nota da Guarda Nacional Republicana, no seu facebook, a violência contra as mulheres abrange vítimas de todas as idades e estratos sociais, permanecendo ainda muitas vezes sem denúncia devido ao estigma associado à vergonha. Alertam que este tipo de violência se manifesta nas formas física, sexual e psicológica e que combater a violência contra as mulheres é um dever de todos.