Comunicado – Surto COVID-19 em Residência Geriátrica – Delicado Raminho
Covid 19

Comunicado – Surto COVID-19 em Residência Geriátrica – Delicado Raminho

16 dezembro, 2020

O Município da Lourinhã informa que no dia 12 de dezembro de 2020, sábado, foi identificado um caso positivo de COVID na Residência Geriátrica – Delicado Raminho freguesia do Vimeiro, tendo sido, no dia 13 de dezembro de 2020, realizada a testagem universal de todos os utentes (65) e funcionários (27).

No decorrer do dia 15 de dezembro, a Autoridade de Saúde em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) procederam a uma visita técnica para avaliação dos espaços e medidas a implementar no caso de ativação do plano de contingência.

No final do dia 15 de dezembro foram apurados os resultados dos testes, a saber:

- 10 funcionários com resultado positivo;

- 27 utentes infetados.

Perante a situação de surto de COVID-19 na Residência Geriátrica – Delicado Raminho, a autoridade de saúde determinou a ativação do plano de contingência e a implementação de ações especificas a realizar nos espaços e serviços da instituição, por forma a separar as áreas e utentes confinados.

No dia 15 de dezembro o SMPC procedeu à ativação de uma equipa de limpeza para desinfeção dos espaços.

Adicionalmente, a CML reforçou a instituição com novos EPI’S.

No dia 15, no durante tarde procedeu-se a visita técnica por parte da segurança social, autoridade de saúde e com o acompanhamento do SMPC, para validação das medidas implementadas na instituição.

Hoje, dia 16 de dezembro, o SMPC continua a monitorizar e acompanhar a situação em articulação com a autoridade de saúde, segurança social e instituição.

Reitera-se a necessidade do cumprimento das recomendações das autoridades de saúde, através do uso de máscara, lavagem frequente de mãos e cumprimento do distanciamento social, restringindo os contactos sociais ao estritamente necessário.

O sucesso do combate a esta pandemia depende do compromisso que cada um de nós deve assumir para a sua proteção e dos que os rodeiam.