Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Comunicado – Surto COVID-19 em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas no concelho
Covid 19

Comunicado – Surto COVID-19 em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas no concelho

15 dezembro, 2020

O Município da Lourinhã informa que no dia 11 de dezembro de 2020, sexta-feira, foram identificados três casos positivos de COVID-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, tendo sido, no dia 12 de dezembro de 2020, realizada a testagem universal de todos os utentes (30) e funcionários (24).

No decorrer do dia 12 de dezembro, a Autoridade de Saúde, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), procedeu a uma visita técnica para avaliação dos espaços e medidas a implementar no caso de ativação do plano de contingência.

No final do dia 13 de dezembro foram apurados os resultados dos testes, a saber:
- 5 funcionários com resultado positivo;
- 20 utentes infetados, dos quais 1 se encontra internado, desde 11 dezembro, no Hospital de Santa Maria, Lisboa;
- 1 óbito, a lamentar, ocorrido no dia 12 dezembro, no Centro Hospitalar do Oeste.

Perante a situação de surto de COVID-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, a Autoridade de Saúde determinou a ativação do plano de contingência e a implementação de ações especificas a realizar nos espaços e serviços da instituição, por forma a separar as áreas e utentes confinados.
No dia 14 de dezembro o SMPC procedeu à ativação de uma equipa de limpeza para desinfeção total nos pisos 0, 1 e 2 (para a constituição de uma zona de circulação e “zona verde”).
Adicionalmente, a CML reforçou a instituição com novos EPI’S (fatos, máscaras, viseiras, cobre botas, luvas).
No dia 14, no final da tarde, procedeu-se a visita técnica por parte da Segurança Social e Autoridade de Saúde, acompanhadas pelo SMPC, para validação das medidas implementadas na instituição.

Hoje, dia 15 de dezembro, o SMPC continua a monitorizar e acompanhar a situação em articulação com a Autoridade de Saúde, Segurança Social e instituição.

Reitera-se a necessidade do cumprimento das recomendações das Autoridades de Saúde, através do uso de máscara, lavagem frequente de mãos e cumprimento do distanciamento social, restringindo os contactos sociais ao estritamente necessário.

O sucesso do combate a esta pandemia depende do compromisso que cada um de nós deve assumir para a sua proteção e dos que os rodeiam.