Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Município vai assinalar Bicentenário da Morte de Napoleão Bonaparte com calendário de atividades até agosto
Cultura

Município vai assinalar Bicentenário da Morte de Napoleão Bonaparte com calendário de atividades até agosto

03 março, 2021

No ano em que se comemora o Bicentenário da Morte de Napoleão Bonaparte, o Município da Lourinhã, através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), desenvolve uma agenda cultural no digital, dedicada à efeméride. As atividades vão decorrer exclusivamente no digital, através da página de Facebook do CIBV.

Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena e, neste ano de 2021, em Portugal e um pouco por toda a Europa, esta data está a ser assinalada através da realização de diversas iniciativas culturais. Neste âmbito, a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas criou um logótipo específico para esta comemoração e o CIBV recebeu validação para a utilização do mesmo, associado ao seu programa de atividades.

O programa contempla, no dia 5 de maio, um apontamento musical, pelo Coro Municipal da Lourinhã que será publicado na página de facebook do CIBV e, no dia 7 de maio, terá lugar um escape game virtual, realizado com a empresa Enigma Box. Nesta modalidade de escape game, os participantes estarão em casa e cada equipa irá contactar com o seu avatar (elemento do organizador – game master) que vai estar dentro do CIBV e fará a exploração do espaço mediante as instruções da equipa. Esta atividade irá chamar-se “A Morte de Napoleão – Investigação Virtual”.

Para além disso, entre os meses de março e agosto, haverá pequenos apontamentos no digital, na rede Facebook do CIBV, em todos os dias 5, 15, 19 e 21 de cada mês. No dia 5 de cada mês serão publicados jogos que remetem para curiosidades sobre a vida e morte de Napoleão Bonaparte. O dia 15 remete para o nascimento de Napoleão e será o dia dedicado a atividades infanto-juvenis com a publicação de vídeos alusivos a ateliês didáticos, para os mais novos. O dia 19 remete para o número do regimento de Infantaria de Linha Portuguesa que o grupo de recriação histórica da Associação da Batalha do Vimeiro (AMBV) recria e será o dia dedicado à publicação de vídeos com os recriadores históricos da AMBV. O dia 21 remete para a Batalha do Vimeiro e, em todos os dias 21 de cada mês, haverá a publicação de um jogo alusivo à batalha, às invasões francesas e à recriação histórica. As publicações terminam no dia 21 de agosto de 2021, dia do 213º aniversário da Batalha do Vimeiro.