Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Censos 2021, onde estão todos.
Município

Município disponibiliza à população informação sobre a equipa de recenseadores envolvidos nos Censos 2021

01 abril, 2021
São 40 as pessoas envolvidas no processo de recenseamento na Lourinhã, entre recenseadores, coordenadores de freguesia e delegado municipal.

O XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação – Censos – terão lugar entre os dias 5 de abril e 3 de maio e serão realizados pelo Instituto Nacional de Estatística em articulação com as autarquias locais, conforme decorre da legislação nacional.

O objetivo central do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caraterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.

As respostas são confidenciais e obrigatórias, de acordo com a legislação em vigor.

Do ponto de vista operacional, numa primeira fase, a partir do dia 5 de abril, serão depositados, pelos recenseadores, em regime porta-a-porta, nas caixas de correio, códigos de acesso aos questionários disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística. A segunda e última fase inicia-se a 19 de abril e decorre até 3 de maio, quando a recolha da informação passa pela resposta aos inquéritos. Este ano, estas poderão ser dadas presencialmente, com preenchimento feito pelo recenseador ou com autopreenchimento; por via digital, no site do Instituto Nacional de Estatística, em www.censos2021.ine.pt; por telefone; no e-balcão de cada Junta de Freguesia. Neste último caso, terá que ser feita marcação prévia, para o contacto da respetiva Junta.

Na Lourinhã haverá quarenta pessoas envolvidas no processo, entre recenseadores, coordenadores de freguesias e delegado municipal. Os rostos e os nomes de todos os intervenientes estão, a partir de hoje, disponíveis para consulta nos canais de comunicação do Município e das Juntas de Freguesia, com o objetivo de transmitir confiança à população em todo o processo. De realçar que muitos dos recenseadores são munícipes do concelho, o que pretende facilitar o contacto com os entrevistados.

Os principais objetivos dos Censos 2021 são assegurar a disponibilização de informação de qualidade e que responda às necessidades da Sociedade, assegurar o cumprimento das obrigações internacionais a que Portugal está sujeito, de acordo com os Regulamentos da União Europeia e com as Recomendações das Nações Unidas, que regulam a realização das operações censitárias, facilitar a resposta dos cidadãos através de um sistema flexível, seguro e cómodo, assegurar que os resultados são divulgados de modo adequado, compreensível e acessível à Sociedade.

Numa perspetiva de objetivos mais detalhados, pretende-se melhorar a qualidade da informação recolhida, maior comodidade para os cidadãos, reduzir o número de intervenientes no trabalho de campo, simplificar procedimentos, aumentar a eficiência global da operação (recolha e tratamento) e reduzir a utilização de papel.