Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Sons na Minha Terra
Cultura

Município traça o retrato do trabalho desenvolvido na área da Cultura, durante o mais recente período pandémico

05 abril, 2021
Em entrevista ao Rádio Clube da Lourinhã, o vereador José Tomé explanou sobre o que se pretende para a 2ª edição de Sons na Minha Terra e para mais um Festival Literário Livros a Oeste, bem como sobre a forte aposta na disponibilização de conteúdos culturais, digitais.

O vereador José Tomé, responsável pelo pelouro da Cultura, em entrevista ao Rádio Clube da Lourinhã, fez hoje o retrato do trabalho desenvolvido nesta área, no mais recente período pandémico. A data escolhida prendeu-se com o facto de 5 de abril ser o dia em que os equipamentos culturais municipais reabrem ao público, bem como de se dar início à segunda edição de Sons na Minha Terra, na página de Facebook do Município e de, em maio, voltar o Festival Literário Livros a Oeste.

Sobre os equipamentos culturais municipais, importa referir que, tanto a Biblioteca Municipal, como a Galeria Municipal, abrirão portas seguindo todas as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, para contenção da pandemia por COVID-19, nomeadamente no que respeita ao uso de máscara, ao distanciamento social, à prática da etiqueta respiratória e à higienização das mãos. Para além disso, estarão implementadas, no local, outras medidas, como por exemplo a definição de circuitos nos espaços ou a redução do número de visitantes, por m2.

No que respeita à programação digital, importa referir que o Município tem executado uma política de levar a Cultura a casa dos cidadãos, seja através da disponibilização gratuita de links para acesso a sessões de cinema para toda a família, peças de teatro para séniores, sessões de yoga infantil ou outras sessões de âmbito genérico, promotoras de ações de cidadania, para o público em geral. É neste quadro que o projeto Sons na Minha Terra se insere e que terá hoje, na página de Facebook do Município, às 21h30 o início da sua segunda edição, que terminará a 26 de abril. Este projeto de concertos online, decorrerá então nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, sempre às 21h30 onde serão transmitidos concertos de A Garota Não, Jameiratron, Leo Middea e Fado & Acordeão, gravados em quatro ambientes distintos e que, mais uma vez, representam a diversidade paisagística da Lourinhã: a Praia de Porto Dinheiro, o Miradouro de Pena Seca, o Parque de Fonte Lima e os Claustros do Convento de Santo António.

Sobre o Festival Literário Livros a Oeste, importa referir que, depois de em 2020 ter sido cancelado, consequência da pandemia, volta agora, entre 11 e 15 de maio, em formato 100% digital, através dos canais da autarquia, para um Reencontro com o público. Este evento, que patenteia já uma referência na programação cultural da Região Oeste, congregando manifestações artísticas de diversas áreas em torno do livro e da leitura, com uma especial atenção para o público escolar, trará uma programação abrangente e diversificada, a ser divulgada em breve.

Ouça a entrevista aqui.