Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Cultura

Livros a Oeste 2021, o reencontro

06 abril, 2021
Livros a Oeste 2021
Quantas histórias cabem numa história? Lourinhã, 11 a 15 de maio

O festival LIVROS A OESTE está de volta à Lourinhã, entre 11 e 15 de maio, para um Reencontro com o público.

Organizado pelo Município da Lourinhã, desde 2012, esta manifestação cultural, de carácter anual, patenteia já uma referência na programação cultural da Região Oeste, congregando manifestações artísticas de diversas áreas, em torno do livro e da leitura, com uma especial atenção para o público escolar.

Como habitualmente, são muitos os motivos de interesse numa programação abrangente e diversificada.

Com plena consciência das prevenções necessárias à concretização de qualquer evento cultural, mas, simultaneamente, conscientes da necessidade de reintroduzir, paulatinamente, no nosso quotidiano, as atividades sociais, artísticas e culturais, o Município optou por criar uma programação maioritariamente difundida online, assegurando assim o conforto dos espectadores, a diversidade de conteúdos, a fruição das sessões destinadas ao público escolar nos próprios estabelecimentos de ensino, e evitando a circulação de aglomerados de pessoas entre os diferentes equipamentos que, habitualmente, acolhem as atividades do festival LIVROS A OESTE.

Foram estabelecidas parcerias com outros canais de divulgação cultural (Público na Escola, Deus Me Livro, Letra Pequena, Rádio Miúdos, que também apoia e coordena a RibaRádio Rádio Escolar desenvolvida com alunos da Escola de Ribamar), canais esses que transmitirão online, em simultâneo, algumas das sessões.

Estas parcerias têm o intuito de ampliar a audiência do Festival, um dos mais importantes indicadores do seu sucesso e relevância, refletindo assim a atividade do Município no plano Cultural, mas também na sua vertente pedagógica, uma vez que o festival conta, desde a sua criação, com uma forte ligação com os agrupamentos escolares concelhios e da região Oeste, a começar pelo Prémio de Contos Livros a Oeste/ Câmara Municipal da Lourinhã, anualmente atribuído nas categorias de Terceiro Ciclo e Ensino Secundário.

“Estamos afirmados em manter o festival Livros a Oeste como uma referência na programação cultural da Região Oeste. À semelhança dos anos anteriores, a programação aposta fortemente num público mais jovem, em idade escolar, alimentando o prazer da leitura junto daqueles que são as próximas gerações de leitores. Este ano, o festival amplia ainda mais a sua relevância. É um ano de reencontro com a cultura, que tão importante é para a saúde mental dos cidadãos.” afirma José Tomé, Vereador da CML, com os pelouros da Cultura e Educação.

“Desde 2012 que levamos a cabo este festival. Em 2020 fomos todos tomados de surpresa, mas rapidamente percebemos que tínhamos de procurar contornar as limitações que a pandemia implica para poder marcar presença este ano. Num tempo de tantas restrições, compreendemos plenamente o papel acrescido de uma autarquia, na Cultura, na Educação, até mesmo no contributo para podermos ir regressando à vida como a conhecemos ou reinventá-la.”, acrescenta o autarca.

“Se a transmissão online de várias destas sessões não permite absorver toda a energia que sentimos quando assistimos presencialmente a uma conversa ou uma atuação, por outro lado, a utilização do Digital permite-nos ampliar o leque de convidados (contornando a distância geográfica) e criar novos formatos, tornando o próprio meio de transmissão e as suas possibilidades técnicas num aliado. Da mesma forma, as sessões destinadas ao público escolar, além de serem visionadas nas salas de aula da Lourinhã, como habitualmente, passam a estar acessíveis a todos os outros professores do país, que podem programá-las para os seus alunos”, realça João Morales, programador do Livros a Oeste.

BREVEMENTE SERÁ DIVULGADO O PROGRAMA COMPLETO E PORMENORIZADO.

Para esclarecimentos adicionais, deverá contactar biblioteca@cm-lourinha.pt.