Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Dia Internacional do Cigano - 8 de abril
Assuntos Sociais

Município desenvolve Plano Local para a Integração da Comunidade Cigana

08 abril, 2021

No âmbito da celebração do Dia Internacional do Cigano, o Município da Lourinhã comunica o início de um caminho para a conceção de um Plano Local para a Integração da Comunidade Cigana – PLICC.

Este plano acompanhará as recomendações e orientações do Alto Comissariado para as Migrações e da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022, prevendo a parceria com várias entidades ao nível local, regional e nacional, consciente de que um plano com esta ambição só poderá resultar com a colaboração e participação de toda a sociedade civil.

Este visará a plena integração das pessoas ciganas no tecido sociocultural do nosso Concelho - e devida coesão social - através da implementação e acompanhamento de medidas concretas nas áreas da educação, habitação, formação, bem como de mediação, igualdade de género e cidadania participativa.

Atualmente, está em curso a elaboração de um diagnóstico, de forma a aprofundar o conhecimento da realidade social da comunidade cigana do Concelho, determinar os principais impedimentos, assim como os recursos locais disponíveis para facilitar esta integração.