Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Exposição "Retratos de Autores Portugueses" de Do Carmo
Cultura

Exposição "Retratos de Autores Portugueses" de Do Carmo

30 abr - 22 mai, 2021
10H30-16H30
Galeria Municipal da Lourinhã

SINOPSE
A pintura supera a fotografia, proporciona uma realidade mais profunda, preserva algo mais que um nome, ou uma identidade. A expressão dos rostos protagoniza o sentido da pintura. O artista tenta restituir à imagem visível, o invisível de uma personalidade, num complexo conjunto de sinais como a força de um olhar, a passagem de um tempo que contem vivências, afetos…memórias. Não procuro a beleza, mas a natureza do estado humano. Pintura de rostos que ocupam a tela inteira, apenas rostos com o olhar como elemento central. Olhos serenos e contemplativos forçam o espectador a entrar na imagem.

Mas um retrato também fala da artista, que ao criar uma linguagem plástica confere à obra uma identidade própria, transmitindo emoção e alma aos rostos representados - a sua, a minha espiritualidade.

Assim, presto homenagem a estes autores, e a muitos outros, que contribuíram para o enriquecimento da cultura e do pensamento. Símbolos culturais que revelam a sua amplitude universal.

 

Do Carmo Vieira

NOTA BIOGRÁFICA

Do Carmo Vieira – Vila Pouca de Aguiar, 1956. Vive em Gondomar.

Licenciada em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequentou o Mestrado em Pintura. Curso Artístico, Escola Artística Soares dos Reis. A pintura é a forma de expressão da sua arte. Tem abordado outras técnicas, como a gravura e livros de artista. Tem participado em várias exposições coletivas e individuais. Representada na Fundação Escultor José Rodrigues, Porto; no Espaço Miguel Torga, S. Martinho de Anta; Museu Municipal de Espinho, coleções particulares.