Quinzena do polvo na Lourinhã
Turismo

12ª Edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã convida a viagem gastronómica por 21 restaurantes da região e mais de 50 pratos onde o polvo é o protagonista

06 maio, 2021

O município da Lourinhã volta a receber, de 20 a 30 de maio, a Quinzena Gastronómica do Polvo, naquela que é já a sua 12ª edição.

O aguardado evento celebra a gastronomia da região em mais de 20 restaurantes aderentes, onde o polvo é o elemento central de todos os pratos. De entradas, a prato principal e até sobremesas, são mais de 50 as receitas criadas especialmente para a Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã.

Aliando a tradição à modernidade, poderão ser degustadas, entre muitas outras, as seguintes iguarias: Polvo panado com açorda de coentros, Tempura de polvo com arroz do mar, Caril de polvo, Polvo à Brás, Carpaccio de polvo, Pica-pau de polvo, Pizza de polvo à lagareiro, Sandes de polvo à Bulhão Pato, Macarron de polvo e Sonhos com doce de polvo.

Face à pandemia de COVID 19, o Município da Lourinhã adaptou o conceito original desta Quinzena Gastronómica às novas circunstâncias, passando o evento a poder ser usufruído, para além de nos restaurantes aderentes (no interior ou na esplanada), também em casa, através das modalidades de take-away e delivery. Para o efeito, há a referir que o executivo camarário aprovou um apoio excecional a todo o setor da restauração e bebidas para alargamento ou atribuição de esplanadas com isenção de taxa até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o Município assinou um protocolo com a ANTRAL (Associação Nacional de Transportes Rodoviários ou Automóveis Ligeiros), disponibilizando gratuitamente o serviço de entregas na região durante os 10 dias da iniciativa.

Outra importante novidade do Município, ligada ao apoio à divulgação e promoção do comércio local, foi o lançamento da sua plataforma Buy Lourinhã, destinada a compras online do comércio local, como restauração, alojamento, saúde, cultura e ensino. Esta plataforma digital permite aos empresários da região terem uma presença online e aos consumidores, permite-lhes fazer compras no conforto e segurança das suas casas, ficando a par da diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única montra.

“Depois de um 2020 tão conturbado, é com enorme felicidade que trazemos de volta à região um dos seus eventos mais acarinhados. Trabalhámos muito para adaptar esta edição da Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã à nova realidade, apoiando os negócios locais e assegurando uma experiência em segurança para todos os nossos visitantes. Deixo aqui o convite: no Restaurante, na Esplanada ou em Casa, participe na XII Quinzena do Polvo da Lourinhã!” - afirma João Serra, vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade da Câmara Municipal da Lourinhã.

A lista de restaurantes aderentes à iniciativa conta com a presença Adega do Careca, Alma Nova, Barracão do Petisco, Restaurante Residencial Braga, Carlos dos Leitões, Restaurante Cervejaria Castelo, Chico Neto, DinossauroFood, Dom Lourenço, Foz Restaurante, Novo Parque, O Moleiro, O Pão Saloio, O Passarinho, O Viveiro, Páteo Ibérico, Pizza & Companhia, Solmar & Terrace, Terra à Terra, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar.