Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Atletas de Cá
Cultura

Exposição de Fotografia “Atletas de Cá”, de Mário Vasa e Pedro Zenkl

29 mai - 27 jun, 2021
Sinopse
 
Desporto, atividade física, individual ou em grupo, profissional ou amador, competitivo ou de lazer, é indubitavelmente um património humano precioso, que valoriza a identidade de um concelho. Esta narrativa visual, levanta a ponta do véu do património desportivo da Lourinhã, através de retratos de atletas de várias modalidades, idades e palmarés.
São familiares, colegas e amigos, que se cruzam no dia a dia, e que transportam a Lourinhã para fora do seu concelho, nas provas em que participam.
 
Por entre campeonatos e provas de maior ou menor relevância, sempre nos lembramos de ver nas fichas técnicas os nomes, clubes e origens dos atletas e daí percebermos a importância que damos a esses heróis que, dos pódios ao último lugar, dão o que têm, avalizando um lugar na história.
 
Um agradecimento aos que participaram nesta exposição e um reconhecimento aos que não conseguimos incluir nesta etapa, pelas restrições óbvias, e que tentaremos, num futuro próximo, aditar a esta pequena coleção.
 
Esperamos que apreciem!
 
Mário Vasa e Pedro Zenkl
 
Biografias:
 
Pedro Zenkl, fotógrafo profissional desde 1993, com trabalhos publicados em vários meios de comunicação social: Jornal Record, Jornal O Jogo, Jornal A Bola, Jornal Correio da Manhã, Revista FHM, Revista Equitação, Revista Doze, Revista J, Jornal Sporting entre outras publicações.
Colaborou ainda com as agências noticiosas Associated Press (AP) e Agence France Press (AFP).
Deu apoio fotográfico em cursos de moda e fez colaborações com o Estúdio Homem Cardoso.
 
De 1994 a 1995 exerceu o cargo de Fotógrafo de Cena na NBP Produções. Entre 2004 e 2006 foi Repórter Fotográfico e Sub Editor na Revista Sábado.
 
Em 2003, com outros colegas de profissão, criou a Agência Zero Fotografia Lda., onde coordenou e executou trabalhos para clientes tão diversificados como: Ministério da Educação, Ministério da Agricultura e Ministério da Administração Interna; Lift Consulting, Euro RSCG, M Public Relations e Loyal Advisory, entre muitas outras agências de comunicação, publicidade e marketing; Siemens, CTT, Optimus, Compal, Grupo Sushi Café e como agência fotográfica oficial do Rock in Rio - Lisboa de 2004 a 2018.
 
Atualmente, trabalha como repórter fotográfico com enfoque em fotorreportagem e fotografia institucional.
 
Mário Vasa, Torres Vedras, 1975, vive em Torres Vedras. Fotógrafo profissional desde 1998 com formação académica no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co) e na World Academy em fotojornalismo.
 
Colaborou com vários fotógrafos e agências, revistas, jornais e outras parcerias internacionais nas várias áreas do fotojornalismo. Conta com diversos prémios na área da fotografia e fotojornalismo. Nos últimos anos trabalha como freelancer, um pouco por todo o mundo. Atualmente trabalha como fotojornalista no Sporting Clube De Portugal.