Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande
Águas e Saneamento

Município elabora projeto de fecho para os sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande

04 junho, 2021

O Municipio da Lourinhã irá implementar um projeto de fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande, previsivelmente ainda durante 2021 e prosseguindo para 2022.

Para o efeito, irá realizar um estudo geológico e geotécnico, obedecendo a um plano de prospeção geológico-geotécnico constituído por:

  • Execução de carotes com vista a obtenção de amostragem, identificação do tipo de terreno e as características geomecânicas até 2,0m, ocorrentes ao longo do traçado das condutas. Serão executadas também carotes nos locais das UTARS/poços de bombagem previstos;
  • Execução de perfis sísmicos de refração com 60m de comprimento com vista à identificação numa maior extensão do tipo de materiais ocorrentes (através da velocidade sísmica caraterística dos materiais) ao longo do traçado das condutas.

Nesse sentido, nos próximos dias 7, 8 e 9 de junho entre as 8h00 e as 20h00, proceder-se-á a realização de perfurações do solo, em diversos arruamentos da localidade do Reguengo Grande, condicionando a circulação de pessoas e viaturas nos locais indicados.

Sobre o sistema de saneamento de águas residuais do Reguengo Grande, é composto por oito setores que descarregam para linhas de água situadas na periferia ou no núcleo central, onde o Rio Galvão apresenta já um emissário executado no seu leito, recebendo os caudais das bacias que para ele descarregam e encaminhando-os para uma estação elevatória, terminando na Estação de Tratamento de Águas Residuais existente.