Cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho da Lourinhã
Município

Cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho decorrem de 24 a 27 de junho

15 junho, 2021
Celebrações decorrerão em formato híbrido, decorrente da pandemia por Covid-19.

Em 2021, o Município da Lourinhã promove as cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho, que decorrem a 24, 25, 26 e 27 de junho, em formato híbrido, decorrente da pandemia por Covid-19

Estas celebrações contarão com a presença de duas comitivas de vilas geminadas, nomeadamente o município alemão de Bad Liebenzell e o município francês de Deuil-la-Barre.

O programa tem início a 24 de junho, às 10h15, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), que receberá apenas convidados, na Sessão Solene Evocativa do Dia do Concelho. Esta, será ainda transmitida em direto na página de Facebook do Município da Lourinhã. Nesta sessão, para além de outros atos oficiais, será confirmado o acordo de geminação, celebrado em 2019, entre o município da Lourinhã e o município alemão de Bad Liebenzell.

Nesse dia, às 15h00, decorrerá também a Inauguração do Espaço Museológico «Olhar o Mar», em Ribamar e, às 17h00, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, será apresentado o livro «O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos», de Marli Vitorino, uma jovem lourinhanense, enfermeira numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Médico-Cirúrgicos, do Hospital de Santa Maria, destinada para o tratamento de pessoa com Covid-19.

O dia termina no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), às 21h00, com o concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha. O evento será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

Às 21h00 do dia 25 de junho, o Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, exibe do filme «Labirinto da Saudade» - Homenagem a Eduardo Lourenço, seguindo-se uma conversa com o realizador, Miguel Gonçalves Mendes e Noiserv, autor da banda sonora do filme. Esta sessão será aberta ao público e, apesar de gratuita, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

Dia 26, às 15h00, decorrerá a Abertura da Mostra de Arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Moledo, Reguengo Pequeno e Pena Seca. Organizada pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas, o evento com o apoio do Município da Lourinhã, entre outros, baseia-se na sensibilização, através da arte, para a preservação da identidade colectiva do que se entende por Território Planalto das Cesaredas, um espaço socialmente construído, que se tornou num lugar testemunho da história e de histórias formadas ao longo de gerações, conferindo-lhe uma identidade própria, mas também um espaço com recursos naturais que foram o suporte para a criação e manutenção ao longo de gerações de diversos agregados populacionais.

Ainda no dia 26, entre as 17h00 e as 18h30, será feita a entrega à população de três dos projetos vencedores do Orçamento Participativo da Lourinhã, nomeadamente o Parque de Lazer de Atalaia, a Melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica e Elevar a Ginástica – Homenagem à Professora Jacinta Santos - Hóquei Clube da Lourinhã.

O dia termina com o concerto de São Pedro, às 21h00, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL). Mais uma vez, o concerto será aberto ao público e, apesar de gratuito, requererá a apresentação de bilhete, por forma a assegurar o cumprimento das medidas de contenção da pandemia por COVID-19 definidas pela Direção Geral da Saúde.

No dia 27 de junho, a Galeria Municipal da Lourinhã receberá, às 15h00, o encerramento da Exposição de Fotografia «Atletas de Cá» de Mário Vasa e Pedro Zenkl, que contará com a presença dos atletas e dos fotógrafos.

As cerimónias comemorativas do Feriado Municipal e Festas do Concelho terminam às 17h00, com a Abertura da Mostra de Arte “Calhau no Planalto”, nas localidades de Reguengo Grande e Cesaredas.

Os bilhetes para a sessão de cinema e para os concertos, deverão ser levantados antecipadamente pelo público, no Posto de Turismo da Lourinhã. Lembramos que as sessões são gratuitas, mas os lugares são limitados, decorrente do cumprimento das medidas de contenção da pandemia por Covid-19.