Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Biblioteca de praia - Lourinhã - 2021
Cultura

Praia da Areia Branca volta a receber Biblioteca de Praia

02 julho, 2021
A Biblioteca de Praia, na Praia da Areia Branca, abriu ontem e estará em funcionamento até ao próximo dia 31 de agosto.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o Município tem em funcionamento o espaço Biblioteca de Praia, que abriu ontem, dia 1 de julho, ao público com a atividade “Uma história da música”, destinada aos alunos do 1º ciclo.

No acesso à biblioteca, os visitantes têm acesso a diversos serviços, nomeadamente, empréstimo ao domicílio, consulta local de monografias, jogos de tabuleiro e diversas atividades lúdicas.

A Biblioteca de Praia dinamiza ainda as seguintes atividades:

 

8 de Julho “Reciclar é a nossa Praia” (mais de 6 anos / 90minutos)

Esta iniciativa, dinamizada pela Novo Verde - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, visa sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos. A campanha "Reciclar é a nossa Praia" marca presença em 30 praias de norte a sul do pais com o objetivo de alertar para a deposição correta dos residuos, de forma a proteger um dos bens mais essenciais que possuimos, a água.

 

17 de Julho "Contar com os bichos"

Os animais habitam as nossas histórias desde sempre: galinhas medrosas, ratos e leões, raposas matreiras, macacos de Angola, já para não falar do Sr. Lobo Mau, que deve sempre ser evocado.

Contar com os bichos é um espetáculo para fazer parar quem passa, com fábulas em prosa, em verso, de outrora... ou quem sabe pensadas na hora.

 

25 de Julho "Da aldeia onde a roupa se quer sempre branca, até à Praia da Areia Branca"

Nos dias de Verão, deixam as trouxas de roupa por lavar, os lençóis no estendal a secar e seguem para a praia, montadas em seus burritos. Trazem na merenda comida e histórias da terra onde são lavadeiras. Generosas, partilham quase tudo com quem se senta perto. No fim, o entusiasmo já é tanto que até ensinam os segredos de uma boa barrela!

 

14 de Agosto "Histórias do fundo do mar"

Conta-se que nas profundezas do oceano habitam seres fantásticos, cujos poderes sobrenaturais têm atormentado os pescadores, os marinheiros e os navegadores que se aventuraram a desbravar o desconhecido além-mar. Para refrescar a memória e a imaginação entre os mergulhos da praia, propomos um espetáculo com uma pitada de medo MEDONHO, mas também com raias, sargos, safios... e alguns desafios.

 

22 de Agosto "Histórias de amores e desamores"

Amores que começam, amores que acabam, amores que desaparecem na areia... Mesmo no Verão, as histórias de amor encerram uma certa eternidade. Narrativas tradicionais, textos de autor e episódios de vida... Contam-se histórias de amor, entre momentos musicais, que retratam épocas diferentes (umas vezes pelo patético, outras pelo romântico). A sessão termina com um momento de participação do público: àqueles que ousarem pisar o palco, serão oferecidas ferramentas básicas de sobrevivência amorosa.

 

As atividades, à exceção da atividade “Reciclar é a nossa praia”, destinam-se ao público em geral e têm a duração de aproximadamente 90 minutos, todas elas têm inicio às 11h.

A biblioteca está em funcionamento, todos os dias, das 11h às 16h.