Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Exemplo de fuga detetada
Águas e Saneamento

Município da Lourinhã inicia processo de deteção e localização de fugas de água na rede de abastecimento de água

29 junho, 2021

No passado dia 23 de junho, o Município da Lourinhã iniciou os trabalhos de deteção e localização de fugas na rede de abastecimento de água, que decorrerá até ao final do ano de 2021.

Este projeto está a ser conduzido pela empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda.- Wta, e tem como objetivo detetar e localizar as fugas de água na rede de abastecimento do Concelho, através da sonda direta de pontos de fácil acesso de tubagem, como válvulas de seccionamento, bocas-de-incêndio e bocas de rega, utilizando equipamento dotado de um amplificador e de um filtro de ruído (Geofone). É ainda efetuada a sondagem acústica indireta, com escuta efetuada à superfície do solo, acima da conduta, quando as características do terreno o permitem.

Ao longo deste processo, a empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda.- Wta, estará devidamente credenciada e identificada, podendo surgir situações pontuais que careçam de acesso a locais específicos, em propriedade privada, pelo que o Município da Lourinhã solicita a colaboração e disponibilidade de todos os munícipes no apoio aos trabalhos executados por estas equipas.

Sobre a reparação das fugas de água, a empresa comunica a sua deteção ao Município que, através de meios próprios, procede à reparação das mesmas.

A redução do volume de água perdida torna-se especialmente relevante, tanto no que a encargos económicos elevados respeita como ao impacto ambiental.

A Câmara Municipal da Lourinhã encontra-se disponível para qualquer esclarecimento adicional, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, através do telefone 261 410 100, ou dos emails aguas@cm-lourinha.pt e ambiente@cm-lourinha.pt.