Lourinhã recebe a II Quinzena Gastronómica do Carapau, de 17 a 31 de julho

15 julho, 2021
Lourinhã recebe a II Quinzena Gastronómica do Carapau, de 17 a 31 de julho
Numa iniciativa da Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e do Grupo de Ação Local ecoMAR, com apoio da Câmara Municipal da Lourinhã e da Câmara Municipal de Torres Vedras, o evento volta a ter nova edição, após, em 2019 ter promovido o consumo de carapau e a restauração das zonas costeiras dos dois concelhos.

A II Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR, é um evento que pretende sensibilizar o público em geral para o consumo do carapau, uma espécie abundante na nossa costa, de elevada qualidade e de grande valor nutritivo. Irá decorrer entre 17 e 31 de julho, em 11 restaurantes da área costeira dos Municípios da Lourinhã de Torres Vedras, devidamente identificados, onde o consumidor encontrará sempre um prato de cariz tradicional ou com uma abordagem contemporânea, dedicado ao carapau. Na Lourinhã, os restaurantes aderentes à II Quinzena Gastronómica do Carapau são Vista Mar by Noiva do Mar, na Atalaia, Restaurante Viveiro, na Praia de Porto Dinheiro, O Zambujo, na Zambujeira, Pizza&Companhia, na Praia de Porto Dinheiro.

A referida iniciativa tem enquadramento numa campanha nacional intitulada “Carapau é boa onda!” levada a cabo pela DOCAPESCA, sendo esta entidade também parceira da iniciativa levada a cabo pelo Grupo de Ação Local ecoMAR. Esta ação promove o carapau como sendo um peixe saudável, saboroso, que pode ser confecionado de diversas formas. O carapau é, ainda, um peixe com um valor acessível, ao alcance de todos e que pode ser consumido sem restrições pois não está comprometida a sua disponibilidade de stock.

Segundo a DOCAPESCA, o carapau pode ser considerado um “verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso País tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”. Considera-se que esta quinzena dedicada à promoção do carapau, pode traduzir-se numa mais-valia para este território, promovendo o tecido empresarial local e as empresas bem como valorizar uma espécie que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura e que tem diversos benefícios associados ao seu consumo.

Para mais informações/esclarecimentos por favor contactar a Agência ECOCOAST pelo endereço eletrónico geral@ecocoast.pt ou pelo número 917 008 708.

Folheto