Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Assuntos Sociais

“Volta a Portugal a Correr 2021” começou e termina na Praia da Areia Branca

15 julho, 2021
“Volta a Portugal a Correr 2021” começou e termina na Praia da Areia Branca

A “Volta a Portugal a Correr 2021” teve início hoje, na Praia da Areia Branca, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, dos Vereadores do município da Lourinhã, José Tomé e João Serra, do Comandante da Guarda Nacional Republicana da Lourinhã, dos coordenadores da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lourinhã e de Alpiarça, entre outras entidades.

Numa iniciativa que pretende divulgar os Direitos das Crianças, o ultramaratonista João Paulo Félix volta a correr Portugal, num total de 2222kms, em 40 dias na estrada, cumprindo médias diárias entre os 43 kms (Viana do Alentejo – Évora ou Azibo – Bragança) e os 66 kms (Azinhal – Mértola). O percurso termina a 23 de agosto de 2021, entre Caldas da Rainha e Praia da Areia Branca, na Lourinhã, numa corrida final de 55 kms.

Com o apoio da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens e de diversas entidades, de entre as quais a Câmara Municipal da Lourinhã, João Paulo Félix irá, no decorrer da Volta, carimbar o Passaporte para os teus Direitos, junto das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de cada município visitado. O passaporte foi criado em 2020 pelo Conselho Europeu e permite que as crianças entrem no mundo dos seus direitos de forma lúdica, explicando seus direitos básicos, bem como a relação com os Estados ou o papel dos organismos internacionais. Pretende também ser o seu primeiro passaporte na vida.

Para José Tomé, o trabalho que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens desenvolvem é fundamental para o futuro do país, sendo sempre um trabalho em progresso, pelo que iniciativas como a “Volta a Portugal a Correr 2021” são essenciais para dar foco à causa e aos problemas com que as Comissões se debatem diariamente.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lourinhã é composta por representantes das principais entidades com competência em matéria de infância e juventude e tem por missão intervir em situações de abandono, negligência nos cuidados básicos (alimentação, higiene, educação, afeto), absentismo escolar, abandono escolar, maus tratos físicos e psicológicos, abuso sexual, trabalho infantil, exercício abusivo da autoridade, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de estupefacientes e outras condutas desviantes.

Qualquer cidadão pode entrar em contacto de forma presencial, por telefone ou por e-mail.