Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
ProximaParagem
Assuntos Sociais

Projeto PRÓXIMA PARAGEM arranca este fim-de- semana

04 novembro, 2021

O projeto PRÓXIMA PARAGEM, integrado nos projetos vencedores do Programa "Bairros Saudáveis", arranca este fim-de-semana (6 e 7 de novembro), no Bairro de S. Francisco de Assis, em Casal Novo e no Bairro da Ladeirinha, no Reguengo Grande.

Dada a frequente associação dos bairros a espaços de vulnerabilidade e de exclusão social, um conjunto de parceiros - Municipio da Lourinhã, a União de freguesias de Atalaia e Lourinhã, a Junta de Freguesia do Reguengo Grande e o ACES – Oeste Sul, entre outros - desenharam um projeto de intervenção junto dos moradores dos bairros da Ladeirinha, em Reguengo Grande e S. Francisco de Assis, em Casal Novo, através do Programa “Bairros Saudáveis”, promovido pela Associação Cultural Sombronautas e o Teatro Inefável.

Designado por PRÓXIMA PARAGEM, este projeto com o número 213, e já aprovado, tem o seu arranque já neste fim-de-semana (dias 6 e 7 de novembro) nos dois bairros e pretende encetar um trabalho participativo e de proximidade com os moradores de forma a capacitá-los para a melhoria do seu território, seja do ponto de vista de requalificação do espaço envolvente, seja do ponto de vista da  estimulação da energia cívica e solidária, fortalecendo o capital relacional.   Foram eleitos estes dois territórios pela sua localização periférica,tanto pela arquitetura destes bairros que adquire contornos uniformes e unifuncionais, geralmente sem zonas verdes, equipamentos de lazer e convívio como pela aglomeração de indivíduos e famílias que apresentam condições socioeconómicas vulneráveis e precárias. Este projeto tem uma forte componente formativa, privilegiando a escuta ativa da população envolvida, a sua participação e o diálogo partilhado, com vista à apresentação de soluções criativas, promotoras de uma cidadania progressista, um sentimento de pertença e uma identidade coletiva.

O Programa "Bairros Saudáveis" é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só ausência de doença. É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

Mais informações aqui.