Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Forte de Paimogo será reabilitado e revitalizado através de projeto pensado para a comunidade local e para promoção do Turismo na Lourinhã
Turismo

Forte de Paimogo será reabilitado e revitalizado através de projeto pensado para a comunidade local e para promoção do Turismo na Lourinhã

05 novembro, 2021

Na passada sexta-feira, 29 de outubro, decorreu, no auditório do Museu Nacional de Etnologia, a sessão de apresentação dos projetos selecionados do Aviso de ConcursoDesenvolvimento Local através da Salvaguarda e Revitalização do Património Cultural Costeiro”, do Programa Cultura*, financiado pelo mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants**.

Nesta cerimónia, o município da Lourinhã apresentou o projeto Coastal Memory Fort, que tem como principais eixos a reabilitação do Forte de Paimogo e da área envolvente e a revitalização do Forte, com um financiamento EEA Grants de 750 000,00€, num total de 882 352,95€.

O município da Lourinhã esteve representado pelo Presidente da Câmara, João Duarte Carvalho e pelo Vereador com o pelouro do Turismo, João Serra. Estiveram ainda presentes representantes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade Lusófona, Universidade de Oslo e Nord Museum da Noruega e entidades parceiras da Lourinhã, neste projeto.

Sobre o projeto Coastal Memory Fort, tem como principal objetivo a revitalização e salvaguarda do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, mais conhecido como o Forte de Paimogo, situado sobre as arribas da Praia de Paimogo, datado de 1674 e classificado como Imóvel de Interesse Público em 1957.

O projeto visa, então, a reabilitação do Forte através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício, bem como o investimento em atividades com a comunidade local e escolar e a promoção do turismo sustentável, com a finalidade de criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego. Pretende ainda dar uma nova função ao Forte de Paimogo, transformando-o no "Forte de Memórias", através do reforço da identidade da comunidade local e da recuperação e apropriação dos saberes tradicionais.

No que respeita à vertente material do Coastal Memory Fort, o projeto prévio de arquitetura e da envolvente paisagística ao Forte está em apreciação na Direção-Geral do Património Cultura, estando o município a aguardar a sua validação para dar prossecução ao projeto de execução.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil irá concluir durante o mês de novembro os estudos de avaliação dos materiais a aplicar na reabilitação do Forte e, nas próximas semanas, será lançado o projeto de execução da consolidação da arriba ao Forte de Paimogo.

Na sua vertente imaterial, foram selecionados, numa estrada do tempo, os marcos geológicos e históricos que irão constar da aplicação de realidade aumentada, a realizar pela Universidade de Oslo, tendo sido ainda elaboradas e calendarizadas as tarefas de investigação a serem realizadas pela autarquia, pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, até 31 de Dezembro de 2021.

Foram, igualmente, calendarizadas reuniões em formato digital e periodicidade quinzenal, entre a equipa de investigação e a Universidade de Oslo, para monitorização da investigação realizada e correção de eventuais desvios, sendo que está prevista a visita de alunos daquela Universidade à Lourinhã, com o objetivo de darem início às primeiras etapas da aplicação de realidade aumentada (geológicas), que se prevê existirem já no início do Verão de 2022.


*Com um financiamento de cerca de 4 milhões de euros, o Programa Cultura irá apoiar os projetos Coastal Memory Fort (promovido pela Câmara Municipal da Lourinhã), Criação do Centro de Conhecimento e Cultura Marítima e Valorização do Património Cultural Costeiro Sesimbrense (promovido pela Câmara Municipal da Sesimbra), Quinta do Sal Ciência Viva - Cooperação, salvaguarda e inovação (promovido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz), De Fenais a Fenais: Cultura Matriz do Desenvolvimento Local (promovido pela Direção Regional de Cultura dos Açores através do Museu Carlos Machado), Centro de Artes Náuticas (promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde) e Estaleiro Museu do Porto Brandão (promovido pela Empresa Nosso Tejo Lda).

Estes projetos contam com o envolvimento de 30 entidades portuguesas, 12 entidades norueguesas e 2 islandesas, os projetos financiados irão contribuir para a promoção do desenvolvimento social e económico através da cooperação, do empreendedorismo e da gestão cultural em Portugal.

** O EEA Grants é um Mecanismo Financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

Os objetivos são os seguintes:

  • Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu;
  • Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.