Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
InícioAtividadesAguardente
Turismo

Conversa aberta e direto do chef Chakall dão início às festividades da Aguardente DOC Lourinhã

10 novembro, 2021

Com data de início marcada para 11 de novembro, as festividades da 10.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã começam, este ano, com uma conversa aberta promovida pelo Município da Lourinhã.

No dia 11, às 14h30, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã recebe cinco especialistas para uma conversa aberta sobre o tema “Aguardente DOC: Lourinhã: Tradição e Futuro”. Moderado pelo vereador João Serra, responsável pelo pelouro do Turismo, o painel de oradores contará com o engenheiro António Pedro da Costa Belchior, especialista e investigador; a engenheira Sara Canas, coordenadora do Polo de Dois Portos/Estação Vitivinícola Nacional; Fernando Rui Pereira Oliveira, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Adega Cooperativa da Lourinhã CRL; Carlos Melo Ribeiro, proprietário da Quinta do Rol; e José Nuno Leitão, grão-mestre da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação. A iniciativa terá transmissão em direto na página de Facebook do Município da Lourinhã.

Após a conversa aberta, terá lugar a Aguardente de Honra e o corte do bolo de aniversário da Quinzena Gastronómica.

Já no dia 12 de novembro, pelas 19h, o chef Chakall entrará em direto nas suas redes sociais – Instagram e Facebook – para mostrar ao público uma receita única à volta da bebida mais célebre da região.

Estas iniciativas seguem-se a um momento de preparação, que teve lugar no dia 3 de novembro na Adega Cooperativa da Lourinhã. Os estabelecimentos aderentes à Quinzena Gastronómica, bem como alunos e docentes de cursos técnico-profissionais da Escola Secundária da Lourinhã e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, receberam uma masterclass orientada por Daniel Roberto, docente e profissional ligado à gastronomia e às bebidas espirituosas, sobre a utilização do ex-líbris da Lourinhã na produção de cocktails.

A 10.ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã vai de 11 a 21 de novembro, e reúne 19 restaurantes que apresentarão 46 entradas, pratos principais e sobremesas, e 6 cocktails (a novidade do ano), todos feitos com a aguardente da região.

Este ano, a edição conta com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova (Lourinhã), Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural de Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Zambujo (Zambujeira), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia).