Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Encontros de Saúde Mental Álvaro Carvalho
Saúde

Save the date! Encontros de Saúde Mental Álvaro Carvalho a 11 de dezembro, na Lourinhã

13 novembro, 2021

A 1ª sessão dos Encontros de Saúde Mental Álvaro Carvalho, decorrerá a 11 de dezembro, das 11h às 18h, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã.

“Entre a Pandemia e o Pandemónio” é o mote escolhido para este primeiro Encontro que pretende revisitar a importância dos vínculos afetivos, que nos tempos atuais sofreram desregulações, impostas pelo isolamento físico e pela ilusão tóxica do virtual.
 
Vivemos tempos particulares e desafiantes, feitos de momentos carregados de indefinição e de incerteza. Vivemos entre tempos, numa transição de época, acelerada pela instalação da pandemia num ambiente relacional e afetivo que já vinha dando sinais de vulnerabilidade e de ameaça de rutura.
 
Com a elevação de valores como o individualismo, o sucesso e a eficácia, cria-se o caldo propício para desregular as dinâmicas do grupo humano, desvalorizando o sentido de pertença, de envolvimento, de participação e de comunidade. E, então, vai emergindo o famigerado pandemónio, feito de caos e arbitrariedade, com emoções desreguladas que não sustentam o afeto e a relação de reciprocidade e de cooperação.
 
Um dos desafios é apelar à persistência e à resistência, para depois disfrutarmos da propagada resiliência. Para tal, precisámos de voltar ao encontro: e assim nasce uma equipa de trabalho multidisciplinar, que tem como base o Municipio da Lourinhã e Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), parceiros já de longa data, continuando o trabalho de envolver o sonho na realidade: contribuir, participar e transformar as relações humanas em experiências criativas e benignas, promotoras de saúde, que cultivam a interdependência, a articulação e a cooperação. Muito para lá das redes sociais e do predomínio da aparência e do superficial, é urgente e imperativo recriar os espaços e tempos para a intimidade, a melhor rede mundial que ampara o sofrimento e a dor emocionais.
 
A nossa aparência do ponto de vista de convivência social não é igual à nossa intimidade. Por processos educacionais, por autocontrolo, podemos ter uma atitude socialmente muito integrada, mas sermos um barril de pólvora.” (Álvaro Carvalho, setembro de 2016).
 

Saiba mais sobre os Encontros de Saúde Mental Álvaro Carvalho aqui.