Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Roteiro de Presépios de Rua, na Lourinhã
Município

Roteiro de Presépios de Rua, de 6 de dezembro a 6 de janeiro, na Lourinhã

01 dezembro, 2021

O município da Lourinhã associou-se aos artesãos Rui Mário Cruz (RuiArt) e João Carlos Francisco, na promoção de um projeto de âmbito popular, para a realização de um Roteiro de Presépios de Rua, em todo o concelho da Lourinhã, a decorrer entre 6 de dezembro e 6 de janeiro.

Este vai ser o primeiro ano em que a iniciativa, iniciada em 2020, ganha participações que cobrem a totalidade das freguesias e que compõem um itinerário, divulgado através de mapa virtual disponível para consulta ou impressão no site do município da Lourinhã, bem como um formato físico, afixado nas estruturas da autarquia e das Juntas de Freguesia.

Ao todo, serão 60 presépios, executados por particulares, empresas e serviços públicos e colocados em espaços com boa visibilidade a partir da rua, como quintais e jardins, varandas e montras, encostas e Largos.

De acordo com Rui Mário Cruz e João Carlos Francisco, o objetivo deste projeto passa por “dar a conhecer todas as freguesias do concelho da Lourinhã, fomentar a vivência da fé cristã e o amor ao próximo, mostrar a criatividade de cada participante e apelar à união familiar, com uma atividade que é feita em passeio”.

Para a autarquia, o Roteiro de Presépios de Rua celebra também o espírito natalício e assume-se como uma ferramenta de promoção territorial, já que a georreferenciação dos presépios permitirá que munícipes e visitantes possam facilmente localizá-los, percorrendo as freguesias do concelho da Lourinhã, (re)visitando estes territórios e encontrando-se com o mar, o campo e o património histórico-cultural, que tão bem o caracterizam

Todas as informações sobre a programação para o Natal 2021, podem ser encontradas aqui.