Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Associação Geoparque Oeste e National Geographic Portugal lançam calendário temático sobre o aspirante Geoparque Oeste
aspiring Geoparque Oeste

Associação Geoparque Oeste e National Geographic Portugal lançam calendário temático sobre o aspirante Geoparque Oeste

03 janeiro, 2022

A AGEO - Associação Geoparque Oeste e a National Geographic Portugal lançam, em 2022, o calendário temático sobre o aspirante Geoparque Oeste, disponível a partir de hoje nas bancas de todo o país, sendo apresentado online no próximo dia 14 de janeiro de 2022.

Neste calendário poderão observar-se os contrastes entre o litoral e o interior, as cores características das paisagens deste território, as tradições vincadas pelas suas gentes e a dicotomia entre o mar e a serra. Dos 72 km de costa atlântica presentes neste território, cerca de 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais.

Também, as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais com dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.

Para João Serra, presidente da Direção da AGEO, “esta parceria vai projetar o território do aspirante Geoparque Oeste a nível nacional e internacional, contribuindo para a promoção do património natural e cultural, mas também para a divulgação das condições e capacidades de alojamento, restauração e atividades dos agentes económicos presentes neste aspirante a Geoparque Mundial”. Gonçalo Pereira, representante da revista National Geographic Portugal, afirmou que “o resultado do trabalho agora apresentado é uma pequena mostra do que o território do aspirante Geoparque Oeste tem para oferecer às Redes Europeia e Mundial de Geoparques da UNESCO, através da sua diversidade e unicidade dos patrimónios naturais e culturais.”

Este trabalho conta ainda com o apoio direto do Dino Parque Lourinhã e da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O território deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO abrange 6 municípios, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, englobando uma área total de 1154 km2.