Dados para agendamento de testes à COVID-19, no centro da Lourinhã, atualizados
Covid 19

Dados para agendamento de testes à COVID-19, no centro da Lourinhã, atualizados

28 janeiro, 2022

O município da Lourinhã informa que, para além dos 3 centros de testes já existentes no concelho, dispõe agora de outra unidade, instalada na Praça José Máximo da Costa, em frente à Câmara Municipal, cuja operacionalização da realização dos testes e a gestão do agendamento é da responsabilidade das farmácias Leal, Quintans e Marteleirense, esta última, em atividade apenas a partir de março.

O atendimento feito pela Farmácia Quintans determina a um agendamento online, através do site das farmácias portuguesas, onde o utente pode selecionar a farmácia e o horário, de acordo com a disponibilidade apresentada. No caso da Farmácia Leal, o utente poderá usar o nº de telemóvel 913 747 991 ou o agendamento digital.

O centro de testes funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, com as seguintes especificidades:

• Entre as 11h00 e as 12h00, funcionará o regime de casa aberta para todos os que não conseguirem agendamento e sempre de acordo com a capacidade de cada farmácia;
  • Será dada prioridade aos agendamentos, havendo alguma flexibilidade para se efetuarem atendimentos sem marcação, mas urgentes.

Os utentes têm direito a 4 testes comparticipados a 100%, por mês. A sua elegibilidade só é possível verificar na farmácia, após realização dos mesmos.

Até dia 31 de janeiro, apenas a Farmácia Quintans estará a realizar testes, no horário e regras apresentadas. A partir daí, a Farmácia Leal iniciará funções no centro de testagem, sendo que as manhãs serão da responsabilidade da Farmácia Leal e as tardes da responsabilidade da Farmácia Quintans. Na semana de 7 de Fevereiro, o esquema será inverso, ou seja, a Farmácia Quintans atuará de manhã e Farmácia Leal de tarde e assim sucessivamente.

Este novo centro de testes é, à semelhança dos de Moita dos Ferreiros e Reguengo Grande, resultado de um apelo que o município fez aos parceiros locais, nomeadamente Juntas de Freguesia e farmácias, no sentido de dar resposta à necessidade de aumento da capacidade de rastreio no concelho da Lourinhã, prevendo-se a abertura de outros equipamentos no concelho.

O município da Lourinhã deixa ainda o alerta a todos os munícipes para que continuem a cumprir, escrupulosamente, as recomendações da Direção Geral da Saúde e as medidas de controlo da pandemia, bem como que agendem a sua vacinação contra a Covid-19, seja a primeira, a segunda ou a terceira doses, utilizando os canais habituais