
O município da Lourinhã assinala o Dia Mundial da Proteção Civil, reforçando, junto dos cidadãos, a importância do conhecimento e aplicação das medidas de autoproteção, disponíveis no Guia de Medidas de Autoproteção para o Cidadão, desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e disponível no site autárquico.
Este guia complementa o trabalho de prevenção, preparação e consciencialização para o risco, que tem sido desenvolvido pela autarquia e que tem potenciado o aumento de resiliência por parte da comunidade, tanto ao nível da perceção de risco, como da adoção de medidas de segurança em casa, no trabalho e na escola.
Para além desta publicação, ao longo dos últimos anos, o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu ainda diversos manuais pedagógicos, de entre os quais se destaca o livro de atividades Crescer em Segurança e realizou várias ações de sensibilização e prevenção, junto de escolas e IPSS.
O sentido de responsabilidade e solidariedade da comunidade foi evidenciado no decorrer dos últimos dois anos de pandemia, sendo de especial relevância os movimentos voluntários de resposta à situação pandémica, bem como toda a coordenação entre os diversos agentes de proteção civil e entidades corporativas.
Durante os próximos dias, os cidadãos que se dirijam ao edifício da Câmara Municipal da Lourinhã poderão solicitar o livro de atividades Crescer em Segurança e folhetos explicativos de como proceder em diversas situações de risco.
O Município da Lourinhã, integra o Programa Nacional para a Redução de Risco de Catástrofes e é reconhecido como Cidade Resiliente pelas Nações Unidas desde 2017.
O Dia Mundial da Proteção Civil, é celebrado anualmente a 1 de março, dia em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Proteção Civil.