Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
 Quinzena Gastronómica do Polvo
Turismo

Lourinhã volta a receber a Quinzena Gastronómica do Polvo

02 maio, 2022
Iniciativa do Município da Lourinhã reúne 25 restaurantes locais para homenagear um dos produtos de destaque da região

A Quinzena Gastronómica do Polvo regressa entre os dias 19 e 29 de maio. Naquela que é sua 13.ª edição, a iniciativa do Município da Lourinhã junta 25 restaurantes aderentes que vão servir pratos confecionados especialmente para a ocasião. No centro de todas as receitas está o protagonista indiscutível: o polvo.

Preservando a criatividade que tem sido regra nas edições anteriores, também a XIII Quinzena Gastronómica do Polvo apresenta iguarias diversas: Bruschetta de polvo, Carpaccio de polvo com molho de manga, Tempura de polvo com miso e lima, Polvo à Bulhão Pato com aguardente DOC Lourinhã, Hot dog de polvo, Biscoito de polvo com laranja e compota de frutos vermelhos e Torta de laranja do Oeste com fios de ovos de polvo, compõem algumas das opções mais arrojadas. No entanto, não vão faltar também as referências mais clássicas e as típicas confeções da gastronomia portuguesa – desde o Arroz de polvo ao Polvo à Lagareiro, passando pelo Polvo à Galega e pela Salada de polvo.

Está também programado, por parte de alguns restaurantes aderentes, um calendário de atividades e animação. Entre música ao vivo, provas de vinho e espumante, e descontos em alojamento, são vários os motivos para visitar a Lourinhã de 19 a 29 de maio. O calendário do entretenimento na restauração pode ser encontrado no fim do comunicado.

Temos um grande orgulho naquilo que é da nossa região, e as Quinzenas Gastronómicas do Polvo têm procurado refletir e celebrar esse sentimento. Este ano, voltamos a convidar pessoas de todo o país a provarem os pratos que os restaurantes aderentes apresentam, com a garantia de que há sabores para todos os gostos. Nesta Quinzena queremos evidenciar, ainda mais, o espírito criativo da gastronomia da nossa região que é, sem dúvida, um aspeto determinante da iniciativa”, afirma João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã, acrescentando que “além da descoberta gastronómica, esta iniciativa representa uma oportunidade ímpar para descobrir a nossa região, as nossas praias, os nossos museus e, claro, a hospitalidade dos nossos habitantes”.

Este ano, a edição conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus – Food and Drinks (Praia da Areia Branca), Adega do Careca (Atalaia), Areal Beach Bar by Chakall (Praia Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Braga (Vimeiro), Café Cervejaria Avenida (Lourinhã), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Foz Restaurante (Praia da Areia Branca), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural Fonte de Lima), O Chafariz (Lourinhã), O Moleiro (Casal da Murta), O Pão Saloio (Toledo), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Viveiro (Praia de Porto Dinheiro), O Zambujo (Zambujeira do Mar), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia), SandWish Beer (Lourinhã) e Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca).

 

Atividades de animação dinamizadas pela restauração

100 Pratus

Dias 20 e 27 de maio – das 20h00 às 02h00

Jay C – música ao vivo.

Areal Beach Bar by Chakall

Dia 20 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Quinta do Rol e música ao vivo.

Dia 27 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Carlotas e música ao vivo.

Castelo

Dia 21 de maio – das 20h00 às 23h00

Música ao vivo.

Mar do Norte

Dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio – das 22h00 às 04h00

Espaço e dança com animação de DJ.

Novo Parque

Dia 29 de maio – das 17h00 às 19h00

Prova de espumantes com tapas de polvo.

Solmar & Terrace

Dia 28 de maio – das 19h30 às 21h00

Carlos Veiga – música ao vivo.

Vista Mar by Noiva do Mar

Desconto de 10% em alojamento para consumidores do menu do polvo (durante todo o evento) durante todo o evento.