Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Freeride World Championship na Lourinhã começa hoje!
Desporto

Freeride World Championship na Lourinhã começa hoje!

06 maio, 2022

Mais de quinze pilotos estão já confirmados para a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Freeride deste ano. A prova vai realizar-se na praia da Areia Branca, na Lourinhã, entre 6 e 8 de maio de 2022.

O atual campeão do mundo, o australiano Joel Barry, é um desses nomes. Ele foi, aliás, o vencedor da última edição portuguesa desta competição. A espetacularidade, arrojo e consistência de Barry tornam-no num natural candidato à vitória final na Lourinhã. O australiano vai ter que contar com a oposição do mexicano Abraham Hochstrasser, piloto da Monster e o vice[1]campeão mundial, que vem a Portugal com o foco no primeiro lugar. A lutar pelo pódio estarão também o francês François Laverne – que é uma presença assídua em Portugal – e o brasileiro Bruno Jacob que está em grande forma, conhece a prova portuguesa e vai beneficiar do apoio dos espectadores na praia da Areia Branca.

O público deve ainda acompanhar com muita atenção os desempenhos de outros pilotos gauleses como Victor Grolleau e Pierre Merkes (dois candidatos ao título europeu), mas também Romain Coureau que costuma vir a Portugal e cuja técnica o tornam um nome potencial no pódio, assim como Alex Magiorroti. Roman Teo é outro piloto francês, mas neste caso trata-se de uma estreia na prova portuguesa. Igualmente estreante é o brasileiro Augusto Ribas que chega à Lourinhã com referências altamente elogiosas sobre a sua pilotagem. Do Reino Unido vem um quinteto de pilotos de qualidade reconhecida: Anthony Burgess e Roy Downing – habituados ao mar português e cujos objetivos passam pela vitória – e ainda Harry Stokes, Jamie Nott Bower e Farzad Takaloo que prometem espetáculo nas ondas da Areia Branca. As inscrições podem ser feitas podem ser feitas até sexta-feira, 6 de maio, o que até pode significar uma presença de pilotos em número superior ao estimado. Esta etapa portuguesa conta com a parceria da Câmara Municipal da Lourinhã, Yamaha, BP, Meganuncius, WCM, ADLC e Oceanic Soul. Em 2022, o circuito mundial vai ter apenas três etapas. A primeira será no início de maio na praia da Areia Branca. A competição segue depois para França, com a praia de Biscarrosse (Golfo da Biscaia) a receber os pilotos. Por último, o campeonato do mundo termina nos Estados Unidos, na praia Grayland (Washington). Existe ainda a possibilidade de se realizarem em 2022 provasposteriores no Brasil ou no México, mas sem impacto nas contas do Mundial. Neste mês de abril, houve uma prova na Austrália onde participaram alguns nomes que participam no campeonato do Mundo e que serviu de aferição da condição de pilotos e máquinas. Em 2019, a etapa portuguesa do campeonato do Mundo de Freeride foi considerada a melhor do calendário internacional.