Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Nuno Saraiva 2022
Cultura

Cartoons de Nuno Saraiva na Galeria Municipal da Lourinhã

11 maio, 2022
Exposição “Diário de uma quarentena em risco” é inspirada no confinamento

No primeiro dia do Festival Literário “Livros a Oeste”, a 10 de maio, foi inaugurada, na Galeria Municipal da Lourinhã, a exposição de cartoons de Nuno Saraiva, “Diário de Uma Quarentena em Risco”.

A exposição compila um conjunto de cartoons do autor sobre a pandemia COVID-19, já divulgado nas redes sociais e publicado em livro.

Segundo o cartoonista, este trabalho começou no desafio a que se propôs durante o período de confinamento, de realizar, pelo menos, um cartoon por dia. Este diário gráfico começou a ter muitos seguidores e, em pouco tempo, muitos dos desenhos tornaram-se viraisnas redes sociais.

Ao longo deste processo, Nuno Saraiva fez uma série de críticas mordazes ao que se ia passando em Portugal, desde as cerimónias do 25 de Abril na Assembleia da República, em 2020, passando pelas polémicas partidárias ou o excesso de controlo por parte das pessoas, pelo que cada um fazia ou deixava de fazer.

A ordem cronológica dos cartoons permite recordar como se atravessaram períodos tão diversos e cheios de dúvidas: do medo da morte até à satisfação pela chegada das vacinas.

Na tarde de ontem, Nuno Saraiva esteve na Escola Secundária da Lourinhã a apresentar o seu livro, despertando a atenção dos alunos dos cursos de Arte. Durante uma hora, o cartoonista foi explicando alguns dos desenhos que mais o marcaram e contando como a sua liberdade criativa o fez perder alguns “amigos” no Facebook.

Nuno Saraiva explicou que usa as redes sociais como uma ferramenta de apresentação dos seus trabalhos e como a partir destas consegue levar mais longe o que vai produzindo, conseguindo assim muitas oportunidades de parcerias de âmbito profissional.

Nuno Saraiva tem colaborado como ilustrador editorial com, praticamente, toda a imprensa portuguesa, com especial destaque para o Expresso, o Observador, o Público e a Time Out. É também professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político no Ar.Co.