Lourinhã recebe a Quinzena Gastronómica do Polvo com showcookings e atividades no espaço museológico “Olhar o Mar”
Turismo

12 maio, 2022
Iniciativa decorre entre os dias 19 e 29 de maio. A edição de 2022 conta com 25 restaurantes aderentes e atividades dinamizadas pelo Município da Lourinhã

De 19 a 29 de maio, a Lourinhã recebe a 13.ª edição da Quinzena Gastronómica do Polvo, uma iniciativa anual que procura homenagear um dos seus produtos autóctones mais distintos.

Ao todo, são 25 estabelecimentos aderentes a apresentar sugestões de pratos em que o polvo é protagonista. Das abordagens mais inventivas às confeções tradicionais, a 13ª Quinzena Gastronómica do Polvo vai dar a provar iguarias como Tempura de polvo, Caldeirada de polvo, Polvo à Batalha do Vimeiro ou Biscoito de polvo com laranja e compota de frutos vermelhos.

Além da oferta de restauração, o Município da Lourinhã tem agendado um conjunto de iniciativas paralelas. No dia 15 de maio, pelas 10h, o Mercado Municipal da Praia da Areia Branca, recebe um showcooking com o Chef Roberto Lopes. Outro showcooking está agendado para o dia 21 de maio, às 10h, desta vez no Mercado Municipal da Lourinhã, desta feita com a Chef Ana Batista, ambos empreendedores Startup Lourinhã. Ainda no dia 21 de maio, o Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar” promove um dia com várias atividades diferentes: às 14h30 é Hora do Conto/Dramatização; às 14h45 decorrerá uma Oficina de Artes Plásticas; às 15h30 está marcada uma sessão de Yoga para Crianças (O Polvo Coceguinhas); e, durante todo o dia, o Espaço Museológico “Olhar o Mar” vai ceder instruções e materiais para uma atividade familiar de limpeza das praias do concelho.

Também os restaurantes têm preparado um calendário de iniciativas, entre música ao vivo, provas de vinhos e descontos em alojamento.

O calendário de atividades do município e da restauração pode ser encontrado no fim do comunicado.

Além de dar a conhecer a nossa tradição culinária, a Quinzena Gastronómica do Polvo é um convite à descoberta da região da Lourinhã. É nesse sentido que, ao longo dos anos, temos vindo a dinamizar atividades para toda a família, apresentando os diversos pontos de interesse – desde as nossas praias a espaços museológicos como o «Olhar o Mar»”, explica João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.

Para nós, é também muito importante o carácter pedagógico destas iniciativas. E, tendo em conta a ligação que temos ao mar, atividades como a limpeza das praias ajudam a consciencializar para os temas da sustentabilidade e do ambiente, tão importantes para a nossa região”, acrescenta.

Este ano, a edição conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus – Food and Drinks (Praia da Areia Branca), Adega do Careca (Atalaia), Areal Beach Bar by Chakall (Praia Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Braga (Vimeiro), Café Cervejaria Avenida (Lourinhã), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Foz Restaurante (Praia da Areia Branca), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural Fonte de Lima), O Chafariz (Lourinhã), O Moleiro (Casal da Murta), O Pão Saloio (Toledo), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Viveiro (Praia de Porto Dinheiro), O Zambujo (Zambujeira do Mar), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia), SandWish Beer (Lourinhã) e Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca).

Sobre o Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar”

Localizado no espaço de um antigo estaleiro naval na vila de Ribamar (concelho da Lourinhã), o Espaço Museológico “Olhar o Mar” tem como missão preservar e promover o património histórico, cultural e etnográfico, tanto material como imaterial, ligado à pesca e aos habitantes locais que, através desse setor da economia, contribuíram para o desenvolvimento da região.

Avenida da Liberdade, n.º 53, 2530-628 Ribamar, Lourinhã

Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30

Iniciativas dinamizadas pelo Município da Lourinhã

15 de maio, 10h

Showcooking – Mercado Municipal, Praia da Areia Branca

21 de maio, 10h

Showcooking – Mercado Municipal da Lourinhã

Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar”

• 14h30 – Hora do Conto/Dramatização;
  • 14h45 – Oficina de Artes Plásticas;
  • 15h30 – Yoga para Crianças (O Polvo Coceguinhas);

Atividades de animação dinamizadas pela restauração

100 Pratus

Dias 20 e 27 de maio – das 20h00 às 02h00

Jay C – música ao vivo.

Areal Beach Bar by Chakall

Dia 20 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Quinta do Rol e música ao vivo.

Dia 27 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Carlotas e música ao vivo.

Castelo

Dia 21 de maio – das 20h00 às 23h00

Música ao vivo.

Mar do Norte

Dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio – das 22h00 às 04h00

Espaço e dança com animação de DJ.

Novo Parque

Dia 29 de maio – das 17h00 às 19h00

Prova de espumantes com tapas de polvo.

Solmar & Terrace

Dia 28 de maio – das 19h30 às 21h00

Carlos Veiga – música ao vivo.

Vista Mar by Noiva do Mar

Desconto de 10% em alojamento para consumidores do menu do polvo (durante todo o evento) durante todo o evento.