Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Documentário de Paleontologia Por Terras do Jurássico
Geoparque Oeste

Documentário de Paleontologia Por Terras do Jurássico

12 maio, 2022

O aspiring Geoparque Oeste irá lançar o primeiro grande documentário de Paleontologia sobre o território. Por Terras do Jurássico, teve a sua antestreia no dia 22 de abril, Dia da Terra, no LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Nesta sessão esteve presente o Professor Doutor Galopim de Carvalho, que partilhou o seu vasto conhecimento sobre a riqueza geológica e paleontológica do Oeste. Estiveram também presentes, para conduzir esta sessão, os coordenadores do aspiring Geoparque Oeste, o Coordenador Científico (Nuno Pimentel) e o Coordenador Executivo (Miguel Reis Silva). No final, para encerramento da sessão, subiu ao palco o Dr. Ruben Dias, em representação do LNEG.

Durante o mês de maio irá iniciar-se um ciclo presencial de cinema, permitindo que o documentário seja exibido em todos os concelhos, tendo sempre o modelo de “conversacinema”, onde um ou mais intervenientes do documentário falam do mesmo no início, seguindose o filme e posteriormente será dado espaço para perguntas e respostas.

Ao longo de cerca de 60 minutos, o público terá a oportunidade de conhecer o aspirante Geoparque Oeste enquanto território dinâmico e onde a comunicação de novas espécies de dinossauros são apenas a consequência de um processo de prospeção e escavação que em muitos casos decorre durante vários anos, ouvir os protagonistas ao vivo, numa conversa introdutória ao tema da paleontologia.

A programação é a seguinte:

11 de maio – 21h00 – Centro Cultural das Caldas da Rainha

16 de maio – 21h00 – Câmara Municipal do Cadaval

18 de maio – 21h00 – Teatro Eduardo Brazão, Bombarral

20 de maio – 21h00 – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Peniche

23 de maio – 21h00 – Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

25 de maio – 21h00 – Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Lourinhã

A entrada é livre, mas solicita-se a inscrição, pois os lugares são limitados.

Inscrições em: https://www.geoparqueoeste.com/agenda