Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
 Prémios, pratos inovadores e atividades na 13.ª Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã
Turismo

Prémios, pratos inovadores e atividades na 13.ª Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã

18 maio, 2022
Iniciativa do Município da Lourinhã decorre de 19 a 29 de maio e junta 25 restaurantes aderentes. Este ano há um “Cartão Gastronómico”, com direito a prémios para os verdadeiros apaixonados por polvo

De 19 a 29 de maio regressa, para a sua 13.ª edição, a Quinzena Gastronómica do Polvo na Lourinhã. A iniciativa municipal celebra o produto autóctone convidando um conjunto de restaurantes a apresentar sugestões de pratos em que o polvo é o elemento central.

A edição de 2022 introduz nas festividades o Cartão Gastronómico. Com esta novidade, os consumidores mais assíduos habilitam-se a ganhar um dos três prémios que o Município da Lourinhã tem para oferecer. Basta solicitar um Cartão Gastronómico em qualquer um dos estabelecimentos aderentes (ou nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca) e preenchê-lo com cinco carimbos durante a Quinzena – cada carimbo é atribuído na compra de uma refeição que inclua, no mínimo, um prato, ou uma entrada, ou uma sobremesa constante das propostas da iniciativa. Depois de preenchidos, os cartões devem ser depositados numa tômbola instalada na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

Após a Quinzena Gastronómica do Polvo, o Município organiza um sorteio com todos os cartões preenchidos. A jogo estão os seguintes prémios:

  • 1º prémio: uma trotinete elétrica;
  • 2º prémio: uma garrafa de Aguardente XO da Quinta do Rol e uma garrafa de Aguardente XO da Adega Cooperativa da Lourinhã;
  • 3º prémio: dois jogos “Napoleão Bonaparte: o Princípio do Fim” e dois livros de banda desenhada “Batalha do Vimeiro: Portugal resiste a Napoleão Bonaparte”.

 

Queremos uma Quinzena Gastronómica do Polvo dinâmica, que congregue na Lourinhã munícipes e pessoas de todo o país. O sorteio dos Cartões Gastronómicos é uma forma de recompensar os consumidores mais frequentes, mas também um convite a experimentar a enorme diversidade de pratos que os nossos restaurantes propõem”, explica João Serra, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Lourinhã.

Reunindo 25 estabelecimentos aderentes, a 13.ª Quinzena Gastronómica do Polvo apresenta propostas que vão das abordagens mais criativas – como o Hot Dog de Polvo, a Pizza de Polvo à Lagareiro, ou o Biscoito de polvo com laranja e compota de frutos vermelhos – às referências intemporais da gastronomia portuguesa: Salada de Polvo, Arroz de Polvo, Polvo à Galega, Polvo à Lagareiro, entre outras.

Além da oferta de restauração, o Município da Lourinhã tem agendado um conjunto de iniciativas paralelas. No dia 21 de maio, pelas 10h, o Mercado Municipal da Lourinhã recebe um showcooking. No mesmo dia, o Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar” promove um dia com várias atividades diferentes: às 14h30 é Hora do Conto/Dramatização; às 14h45 decorrerá uma Oficina de Artes Plásticas; às 15h30 está marcada uma sessão de Yoga para Crianças (O Polvo Coceguinhas); e, durante todo o dia, o Espaço Museológico “Olhar o Mar” vai ceder materiais para a limpeza das praias do concelho.

Também os restaurantes têm preparado um calendário de iniciativas, entre música ao vivo, provas de vinhos e descontos em alojamento.

O calendário de atividades do município e da restauração pode ser encontrado no fim do comunicado.

Este ano, a edição conta com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus – Food and Drinks (Praia da Areia Branca), Adega do Careca (Atalaia), Areal Beach Bar by Chakall (Praia Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Braga (Vimeiro), Café Cervejaria Avenida (Lourinhã), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Foz Restaurante (Praia da Areia Branca), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque Natural Fonte de Lima), O Chafariz (Lourinhã), O Moleiro (Casal da Murta), O Pão Saloio (Toledo), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Viveiro (Praia de Porto Dinheiro), O Zambujo (Zambujeira do Mar), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia), SandWish Beer (Lourinhã) e Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca).

Para mais informações contacte:

Message in a Bottle

Mónica Antunes

Email: mantunes@messageinabottle.pt

T: 910 157 265

_________________________________________________________________________________

 

Sobre o Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar”

Localizado no espaço de um antigo estaleiro naval na vila de Ribamar (concelho da Lourinhã), o Espaço Museológico “Olhar o Mar” tem como missão preservar e promover o património histórico, cultural e etnográfico, tanto material como imaterial, ligado à pesca e aos habitantes locais que, através desse setor da economia, contribuíram para o desenvolvimento da região.

Avenida da Liberdade, n.º 53, 2530-628 Ribamar, Lourinhã

Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30

Iniciativas dinamizadas pelo Município da Lourinhã

15 de maio, 10h

Showcooking – Mercado Municipal, Praia da Areia Branca

21 de maio, 10h

Showcooking – Mercado Municipal da Lourinhã

21 de maio

Espaço Museológico de Ribamar “Olhar o Mar”

  • 14h30 – Hora do Conto/Dramatização;
  • 14h45 – Oficina de Artes Plásticas;
  • 15h30 – Yoga para Crianças (O Polvo Coceguinhas);

Atividades de animação dinamizadas pela restauração

100 Pratus

Dias 20 e 27 de maio – das 20h00 às 02h00

Jay C – música ao vivo.

Areal Beach Bar by Chakall

Dia 20 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Quinta do Rol e música ao vivo.

Dia 27 de maio – das 19h00 às 23h00

Abraço de Polvo: jantar vínico com menu especial (pratos da Quinzena), prova de vinhos Carlotas e música ao vivo.

Castelo

Dia 21 de maio – das 20h00 às 23h00

Música ao vivo.

Mar do Norte

Dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio – das 22h00 às 04h00

Espaço e dança com animação de DJ.

Novo Parque

Dia 29 de maio – das 17h00 às 19h00

Prova de espumantes com tapas de polvo.

Solmar & Terrace

Dia 28 de maio – das 19h30 às 21h00

Carlos Veiga – música ao vivo.

Vista Mar by Noiva do Mar

Desconto de 10% em alojamento para consumidores do menu do polvo (durante todo o evento) durante todo o evento.