Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Município da Lourinhã implementa projeto-piloto dedicado à compostagem comunitária em 4 localidades do concelho
Ambiente

Município da Lourinhã implementa projeto-piloto dedicado à compostagem comunitária em 4 localidades do concelho

04 agosto, 2022

O município da Lourinhã iniciou um projeto-piloto dedicado à compostagem comunitária, em quatro freguesias do concelho, concretamente, Lourinhã e Atalaia (localidade da Praia da Areia Branca), Miragaia e Marteleira (localidade de Miragaia), Santa Bárbara (localidade de Pregança) e São Bartolomeu dos Galegos e Moledo (localidade de Moledo).

Este projeto decorre da abertura do Aviso nº 8247/2021 do Fundo Ambiental - “Biobairros – da terra à terra”, ao qual a autarquia apresentou uma candidatura para aquisição de equipamentos de compostagem comunitária. Tendo esta sido aprovada, foram instalados biocompostores nas referidas localidades. O projeto tem por objetivo impulsionar a economia circular e melhorar a gestão de resíduos, através do aumento da taxa de desvio para aterro dos biorresíduos produzidos pela comunidade local, conseguido através da correta separação na origem e da acertada deposição final.

Entre 19 e 28 de julho, foram promovidas ações de formação, destinadas a todos os interessados no projeto, onde se esclareceram todas as questões genéricas relacionadas com a compostagem, metas definidas pela União Europeia para a gestão de resíduos e a aplicação prática deste projeto-piloto na Lourinhã.

Lourinhã |Compostar Para Todos tem disponível aqui toda a informação relevante para o munícipe, mantendo-se abertas as inscrições para os interessados, residentes nas localidades visadas. A formalização pode ser feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição, no Balcão do Munícipe ou através do download do documento, respetivo preenchimento e envio por email, para ambiente@cm-lourinha.pt.

Após a inscrição e validação, o participante receberá um kit para compostagem comunitária, com a chave do compostor comunitário, um balde e o manual explicativo, sendo, posteriormente, agendada uma ação de formação.

De entre os participantes, serão distinguidos quatro Mestres Composteiros, que ficarão responsáveis pela manutenção do processo, em regime de voluntariado, sendo-lhes atribuídas algumas funções como a de revolver, humedecer, tapar com estilha e retirar contaminantes dos equipamentos.

Sempre que for gerado produto resultante da compostagem comunitária, o mesmo será incorporado nas áreas verdes das freguesias e nas hortas e jardins dos participantes, tornando-se, assim, uma mais-valia para toda a população.

A partir de setembro, será reforçada a comunicação deste projeto, que já pode ser conhecido nos diversos canais digitais do município e na antena do Rádio Clube da Lourinhã.