Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
Flâneur ao Centro
Cultura

Flâneur ao Centro

15-30 outubro, 2022
Praça José Máximo da Costa, Lourinhã
Flâneur ao Centro LOURINHÃ
Inauguração: 15 de Outubro | 19:00 | Praça José Máximo da Costa
De 15 a 30 de Outubro, 2022
 
Lourinhã, Vila e Concelho, entre a terra e o mar. Grandiosamente caracterizada por 12 km de orla costeira e cerca de 80 % do território do município, dedicado ao cultivo da batata, pêra rocha, e de vinha, que tem como base a produção da Aguardente DOC Lourinhã; produzida na única Região Demarcada existente em Portugal, a par com as francesas: Cognac e Armagnac.
Palco de várias civilizações, a sua origem remonta a uma vila romana, chamada de Laurinius. No séc.XII, D. Afonso Henriques concedeu ao francês D. Jordão as terras da Lourinhã, pelos serviços prestados na conquista de Lisboa aos mouros. Foi este donatário, o seu primeiro patrono que lhe concede autonomia municipal, em 1160. Séculos passados, em 1808, Sir Wellesley ou General Wellington, pôs termo à Primeira Invasão Francesa de Portugal. Este episódio histórico pode ser observado no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
O Flâneur ao Centro estará instalado no centro da Lourinhã, junto à Câmara Municipal, de 15 a 30 de Outubro, na Praça José Máximo da Costa. Terá a oportunidade de ver a exposição de fotografia, que trouxe até ao território quatro jovens artistas - Catarina Botelho (PT), Fábio Cunha (PT), Joshua Phillips (GB), Róisín White (IE) - desafiados a pensar e construir novas leituras sobre a geografia rural e urbana.
Aberta e acessível 24 horas por dia, a exposição é desenhada através de estruturas modulares retro-iluminadas, adaptadas especialmente a cada local.