Lourinhã recebe FLÂNEUR AO CENTRO

Lourinhã recebe FLÂNEUR AO CENTRO

19 setembro, 2022

Flâneur ao Centro, de 15 a 30 de outubro, na Praça José Máximo da Costa.

Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, quatro artistas foram convidados a percorrer e a pensar o território do centro e do oeste de Portugal: Lourinhã, Leiria, Bombarral e Torres Vedras e partilhar as suas ilações com o público, em espaços públicos. Terminado o primeiro palco de arte criado em Leiria, o projeto FLÂNEUR AO CENTRO, desenhado e coordenado pela Procur.arte, em parceria com os municípios de Lourinhã, Bombarral, Leiria e Torres Vedras. A Lourinhã torna-se palco desta mostra de 15 a 30 de outubro, na Praça José Máximo da Costa, depois de ter estado em exposição no Bombarral. As mostras regressam com mais de 350 metros quadrados de espaço expositivo.

O projeto que estabeleceu uma parceria estratégica com a Rede Cultura 2027 e Turismo do Centro arrancou com a primeira mostra em Leiria, entre abril e maio. O percurso termina em novembro, em Torres Vedras.

“Este projeto desafia os artistas a criarem novas leituras sobre este território, tendo como ponto de partida o conceito de Flâneur e como contexto físico esta região enquanto caleidoscópio social em constante mutação. O objetivo é, a partir da criação artística e da fotografia, promover uma leitura contemporânea do território”, explica Nuno Ricou Salgado, da Procur.art.

FLÂNEUR AO CENTRO é livremente inspirado na obra e percurso do Arquiteto Ernesto Korrodi, que, a partir de Leiria, realizou várias obras em Portugal continental. De origem suíça, Korrodi naturalizou-se português, foi pioneiro da Art Noveau e recebeu dois Prémios Valmor. Para além dos seus estudos sobre o património, desenhou edifícios públicos, casas, quintas e teatros na região. A fauna e flora caraterísticas da região (pêra, maçãs, figos, etc) estão presentes em toda a sua obra, tanto na cantaria como no trabalho do ferro e mobiliário. Tendo como inspiração o espírito deambulante de Ernesto Korrodi, foram convidados 4 artistas Catarina Botelho, Fábio Cunha, Joshua Phillips e Róisín White a reler a região e a redescobrir este território.

A Procur.arte é uma associação cultural que, desde 2005, concebe, produz, promove e dinamiza atividades e projetos no domínio das Artes do Espetáculo e Artes Visuais.

A sua atuação centra-se na criação de projetos, espetáculos e exposições que suscitem uma reflexão crítica e contemporânea sobre a sociedade, assim como no desenvolvimento de estratégias e ferramentas que permitam o estabelecimento de plataformas de comunicação entre agentes culturais, nacionais e internacionais (europeus e lusófonos), promovendo o trabalho em rede, o diálogo intercultural e promoção de criadores emergentes.

Os projetos da Procur.arte têm uma abordagem descentralizada e acontecem a nível local regional (Centro, Oeste, Douro e Trás os Montes) e internacional.

Nos últimos anos a associação liderado projetos europeus de grande dimensão na área da fotografia contemporânea.