.jpg?TeyjB7LncH5J_tgT0iVy1RrX5DvP1w5TxashLwPi1uM1)
O município da Lourinhã volta a aceitar o desafio de Deuil-la Barre, no âmbito do protocolo de geminação existente entre as duas vilas, e convida toda a comunidade a participar numa nova edição de “La Grande Lessive®”, sob o tema “A Cor dos meus Sonhos”, a decorrer dia 20 de outubro, no Largo D. Lourenço Vicente, vila da Lourinhã. A exposição dos trabalhos vai funcionar nos mesmos moldes da edição anterior, realizada em março, onde cada participante pendurou em fios suspensos entre dois suportes, com recurso a molas de roupa, o seu desenho, pintura, colagem, fotomontagem, fotografia ou poema visual.
Os trabalhos devem ser entregues até dia 14 de outubro, na Galeria Municipal da Lourinhã, Rua João Luis de Moura - Lourinhã, ou podem ser pendurados pelo autor nas zonas designadas para a atividade. Os trabalhos vão ficar expostos por um dia.
Sobre “La Grande Lessive®”
Evento criado em 2006 pela artista plástica Joëlle Gonthir, La Grande Lessive valoriza a arte feita no momento, as práticas e os ensinamentos artísticos e o desenvolvimento dos laços sociais. Até ao momento, já participaram 121 países dos cinco continentes, num total de 11 milhões de pessoas de todos os géneros, idades, competências e condições sociais. Este evento cultural internacional, assume a forma de uma instalação artística temporária participativa, que acontece num mesmo dia, com criações plásticas, suspensas com molas da roupa a fios esticados no exterior, em espaços públicos ou privados, propondo desenvolver laços sociais por meio de práticas artísticas. Duas vezes por ano, as cordas da roupa são penduradas dentro ou fora dos locais escolhidos: instituições de ensino, escolas de arte, Câmaras Municipais, museus, bibliotecas multimédia, hospitais, casas de repouso, centros ao ar livre, centros comunitários, empresas, conjuntos habitacionais, praças públicas, ruas - no dia de La Grande Lessive e por um período não superior ao dia designado. “La Grande Lessive” é uma iniciativa que convida à criatividade e aproxima gerações, aberta a todos os que queiam participar, artistas ou não.
“A Cor dos Meus Sonhos”
“Os sonhos geram imagens difíceis de capturar. Durante o sono, aparecem e desaparecem sem início nem fim, sem moldura ou legenda e sem a possibilidade de nos recordarmos de detalhes. São coloridos ou a preto e branco? Nem sempre nos lembramos. Quando acordamos, os sonhos assumem formas diferentes. Ajudam-nos a fugir da realidade ou a satisfazer um desejo. Então, o nosso ambiente é a cores. Quais são os nossos pensamentos e sonhos? Colorimos-los e descolorimos-los: ver o futuro a preto não é vê-lo a cor-de-rosa!
Mas quem se importa com nossos sonhos e a sua cor? No contexto atual, o lugar do sonho e dos “sonhadores” é considerado não essencial. Indo contra a maré, La Grande Lessive® junta os sonhadores para que se saiba quem são, porque a imaginação é uma capacidade de desenvolvimento para hoje e amanhã, para o prazer e para a vida em sociedade.
Questionar a cor dos seus sonhos, questiona o que é uma imagem (mental ou não) e convida a libertar-se de modelos para começar a criar de acordo com os seus desejos. La Grande Lessive® oferece assim uma experiência que toca uma parte pessoal (o sonho) comum a todos os seres vivos, bem como aos processos criativos presentes em todas as áreas. A sua ação cria vínculos entre o pessoal e o público, o individual e o coletivo, através de milhares de instalações efémeras, construídas na praça pública para mostrar o que faz sentido, na sociedade, quando evoca a cor dos nossos sonhos. E as obras? Os sonhos dos criadores, combinados com os das pessoas que os descobrem, dão-lhes cores tão especiais que se tornam únicas. É impossível viver sem sonhos! Impossível criar sem eles e sem cor! Os sonhos abraçam os nossos corpos, assim como as sombras e as luzes, que mudam as suas cores.”
Quaisquer esclarecimentos podem ser dados pela Galeria Municipal da Lourinhã, através do n.º de telefone 261 410 196. Consulte ainda o site do evento, em https://www.lagrandelessive.net/ .