Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Ir para conteúdo
La Grande Lessive
Cultura

La Grande Lessive

20 outubro, 2022
Largo D. Lourenço Vicente

La Grande Lessive® é um evento cultural internacional, que assume a forma de uma instalação artística temporária produzido por todos.

  • Ao adotar o princípio de pendurar a roupa como o principal método de exposição, La Grande Lessive® propõe desenvolver laços sociais por meio de práticas artísticas.

 

  • Por meio de vários milhares de instalações simultâneas em todo o mundo ao longo de um único dia, o objetivo é reunir as criações (e, em certo modo, os objetos pessoais) de uma família que nunca soube que existia. Desde o início do projeto, vários milhares de pessoas de todas as idades e origens já participaram, em 121 países de 5 continentes.

 

  • Duas vezes por ano, as linhas de lavagem são penduradas dentro ou fora dos locais escolhidos pelos locais coletivos: instituições de ensino, escolas de arte, câmaras, museus, e bibliotecas multimídia, hospitais, casas de repouso, centros ao ar livre, centros comunitários, empresas, conjuntos habitacionais, praças públicas, ruas… no dia de La Grande Lessive®, os participantes são convidados a usar molas de roupa para pendurar uma criação bidimensional (desenho, pintura, colagem, fotomontagem, fotografia, poesia visual, arte digital...) por um período não superior ao dia designado.

 

  • Não há necessidade de ser um artista! Esta iniciativa convida à criatividade e aproxima gerações.

 

  • Atuar juntos, ao mesmo tempo e em lugares diferentes, com interesses comuns objetivos e equipamentos, é o que faz uma obra.

 

 

Sobre o tema desta edição “A Cor dos Meus Sonhos”:

 

“Os sonhos geram imagens difíceis de capturar. Durante o sono, aparecem e desaparecem sem início nem fim, sem moldura ou legenda, e sem a possibilidade de nos recordarmos de detalhes. São coloridos ou a preto e branco? Nem sempre nos lembramos. Quando acordamos, os sonhos assumem formas diferentes. Ajudam-nos a fugir da realidade ou a satisfazer um desejo. Então, o nosso ambiente é a cores. Quais são os nossos pensamentos e sonhos? Nós os colorimos e descolorimos: ver o futuro a preto não é vê-lo a rosa!

 

Mas quem se importa com nossos sonhos e a sua cor? No contexto atual, o lugar do sonho e dos “sonhadores” é considerado não essencial. Indo contra a maré, La Grande Lessive® junta os sonhadores para que se saiba que são, porque a imaginação é uma capacidade de desenvolvimento para hoje e amanhã, para o prazer e a vida em sociedade.

 

Questionar a cor dos seus sonhos, questiona o que é uma imagem (mental ou não) e convida a libertar-se de modelos para começar a criar de acordo com os seus desejos. La Grande Lessive® oferece assim uma experiência que toca uma parte pessoal (o sonho) comum a todos os seres vivos, bem como aos processos criativos presentes em todas as áreas. Sua ação cria vínculos entre o pessoal e o público, o individual e o coletivo, através de milhares de instalações efêmeras construídas na praça pública para mostrar o que faz sentido, na sociedade, quando evoca a cor dos nossos sonhos.”

 

“E as obras? Os sonhos dos criadores, combinados com os das pessoas que os descobrem, dão-lhes cores tão especiais que se tornam únicas. É impossível viver sem sonhos! Impossível criar sem eles e sem cor! Sonhos abraçam os nossos corpos, assim como as sombras e as luzes, que mudam suas cores.”

 

 

Os trabalhos devem ser entregues até dia 14 de outubro, na Galeria Municipal da Lourinhã, Rua João Luis de Moura - Lourinhã, ou podem ser pendurados pelo autor nas zonas designadas para a atividade. Os trabalhos vão ficar expostos por um dia.

 

Informações: